Prefeitura de Sumaré prepara Campanha de Vacinação Antirrábica animal

Por Célio 04/07/2017 - 08:24 hs
Foto: Release Prefeitura Municipal de Sumaré

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré, por meio da Vigilância de Zoonoses, prepara para o mês de agosto a Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos. A iniciativa tem como alvo os animais com idade superior a quatro meses e serão montados 10 postos para aplicação da dose, atendendo, gratuitamente, a todas as regiões da cidade.

Segundo o veterinário responsável pela Vigilância de Zoonoses de Sumaré, Bruno Crema, 21 mil doses da vacina foram disponibilizadas pelo Estado e deverão ser entregues no final de julho.           A campanha começará atendendo os cães e gatos nas áreas do Centro e Picerno, em 5 de agosto. Na sequência, as doses estarão disponíveis para as demais regiões: Maria Antonia e Nova Veneza (12 de agosto), Área Cura (19 de agosto) e Matão (26 de agosto). Os endereços dos postos de vacinação estão sendo estudados pela Vigilância, com a finalidade de facilitar o transporte dos animais, e serão divulgados assim que forem definidos. Já na área rural, a Prefeitura de Sumaré já realizou entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano a vacinação antirrábica para cães e gatos. Mais de 200 animais receberam a dose.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação, por ser fatal aos pets em quase a totalidade dos casos. Além disso, por se tratar de uma zoonose, a raiva pode ser transmitida para o homem por meio da mordida do animal infectado.

“A vacina antirrábica continua sendo uma das principais ações de controle da doença em áreas urbanas, respondendo pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina e, consequentemente, da raiva humana, ou seja, trata-se de uma questão de saúde pública. Por isso, é muito importante que os moradores fiquem atentos às datas e levem seus pets para receber a dose, que é gratuita”, incentivou o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben.

Para mais informações sobre a campanha, o número do telefone da Vigilância de Zoonoses de Sumaré é o (19) 3883-7486.