MOTIVAÇÃO É PARTE DAS NDECESSIDADES HUMANAS

Por Osmar Azol Fernandes 19/06/2022 - 19:34 hs

Em um mercado tão competitivo e dinâmico, a liderança e motivação no ambiente organizacional são importantíssimos para garantir bons resultados à organização, afinal, um servidor satisfeito e motivado é um dos recursos mais eficientes para o sucesso.

Por isso, é fundamental que as instituições tragam perspectivas de desenvolvimento profissional aos servidores. É um modo de transmitir a certeza de que o trabalho é visto, avaliado e valorizado, e de garantir que alcancem os melhores resultados possíveis.

Devíamos ser ensinados a não esperar por inspiração para começar algo. Ação sempre gera inspiração. Inspiração raramente gera ação” (Frank Tibolt).

A motivação emerge a partir da necessidade que o indivíduo tem de receber recompensas, tanto financeiras quanto de autorrealização, pelo bom desenvolvimento das tarefas em uma organização. A liderança, por sua vez, surge em algumas pessoas, quando se mostram inovadoras e conseguem formar equipes de sucesso.

“Atualmente a motivação e a liderança vêm se mostrando bastante presente nas organizações devido à forte influência que têm sobre o ser humano, sendo que as duas são necessárias para o processo de desenvolvimento das empresas” (Cleide Ane Barbosa da Cruz).

A necessidade de liderança deve ser estimulada pelas ações de cada competência do ser humano, liderança e motivação caminham juntas em busca de um objetivo que requer esforço. Motivar é uma característica fundamental de um líder que quer incentivar e alcançar a personalidade de outros indivíduos. Funcionários desmotivados e cansados não se sentem estimulados a desenvolver suas habilidades, deixando de atingir metas importantes, em consequência da ausência de energia, a liderança se apoia na motivação para encorajar o grupo a dar o seu melhor, evidenciando do que são capazes, a fim de que os objetivos sejam atingidos. 

“Descubra quem é você, e seja essa pessoa. A sua alma foi colocada nesse mundo para ser isso, então viva essa verdade e todo resto virá” (Ellen Degeneres).

A motivação é parte das necessidades humanas. Um indivíduo sem motivação, se sente frustrado e desanimado. Motivar significa: - Engajar, - Impulsionar, - Estimular, - Aumentar a autoestima. Tem a ver com estados emocionais e biológicos, afetando e influenciando a saúde física e mental diretamente.

“Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta” (Mary Kay Ash).