Seja bem vindo
Sumaré,22/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

O LIVRO NÃO TRANSFORMA O PLANETA. O LIVRO TRANSFORMA O CIDADÃO, O CIDADÃO TRANSFORMA O PLANETA

O LIVRO NÃO TRANSFORMA O PLANETA. O LIVRO TRANSFORMA O CIDADÃO, O CIDADÃO TRANSFORMA O PLANETA

Em 23 de abril é comemorado o “Dia Mundial do Livro” ou simplesmente oDia do Livro, e nesta também é celebrada o “Dia dos Direitos do Autor”. Alémconsagrar várias obras literárias e seus autores, a data demanda sensibilizaros cidadãos sobre a satisfação da leitura.

O livro é uma realização que pode ser manuscrita, impressa ou desenha,disponibilizado em folhas de papel encadernadas e preservadas por uma capa.Geralmente para ser considerado como um livro, a obra deve ter pelo menos 50páginas e pode estar dividido em diversos tons ou volumes. Denomina-se livrouma realização sobre qualquer argumento, inclusive sem palavras e somente comimagens. 

“Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem pássaros,
há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água;
ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros” (Jorge LuisBorges).

A maioria dos livros estão constituídos por umacapa que preserva as folhas, uma base que agrega a encadernação, folha derosto, frente e verso, estrutura da obra composta por folhas, apresentação ouabertura, índice, divisões e outros informes integrantes.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para aEducação, a Ciência e a Cultura) instituiu a data do "Dia Mundial do Livroe dos Direitos de Autor" para estimular as pessoas, sobretudo os jovens, aidealizarem os prazeres da leitura, e experimentarem a volumosa contribuiçãodos escritores através dos tempos.

“O livro nos faz sonhar e com ele vivemos diferentes histórias eaventuras e conhecemos mundos distantes e novas culturas. Com seus contosfantásticos e registros importantes dos acontecimentos históricos dahumanidade, os livros continuam encantando gerações” (Polina Zimmerman).

A leitura de um bom livro estimula o raciocínio,desenvolve o vocabulário, melhora a capacidade interpretativa, além defavorecer ao leitor um conhecimento extenso e variado sobre inúmeros temas. Lerpotencializa a criatividade, a imaginação, a capacidade de analisar e amplificaa habilidade na escrita.

“O processo de leitura possibilita essa operaçãomaravilhosa que é o encontro do que está dentro do livro com o que estáguardado na nossa cabeça” (Ruth Rocha).

A indicação da data para o Dia Mundial doLivro ocorreu em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral da Unesco. 23de abril foi escolhido por ser o dia da morte de três grandes escritores dahistória: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, eInca Garcilaso de la Veja, também é a data de nascimento outrosautores famosos, como Maurice Druon, Haldor K. Laxness,Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

“Ao lermos um bom livro, destravamos as portas ejanelas da alma, deixamos as palavras nos levarem para mundos encantadores efazemos descobertas sem fim” (Scheila F. Scisloski).

 

Prof. Osmar Azol Fernandes

 

 





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login