Seja bem vindo
Sumaré,22/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

O que é diversidade cultural e por que ela é importante?

O que é diversidade cultural e por que ela é importante?

Olá, pessoal!

Espero encontrá-los bem. Ou como os indianos saúdam-se“Namastê!” que literalmente significa "curvo-me perante a ti". É a forma mais digna decumprimento entre dois seres humanos. Em um sentido mais amplo, o namastêsignifica “o Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita noseu coração”! É interessante e apaixonante, não é? Então Namastê gente!

Bom, para início de nossa conversa, acho que ébacana explicar um pouco sobre a importância da diversidade cultural. Naverdade, diversidade cultural são os vários aspectos que representamparticularmente as diferentesculturas, como a linguagem,as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organizaçãofamiliar, a política, entre outras características próprias deum grupo de seres humanos que habitam um determinado território.

As coisas que você faz eas práticas que lhe foram ensinadas informam quem você se torna. Cultura é umtermo amplo que engloba crenças, valores, normas, comportamentos e, em geral,pode ser entendido como nosso "modo de ser". Quando você sai para omundo, você vai entrar em contato com pessoas de diferentes origens e estilosde vida. É uma boa regra honrar a diversidade cultural com suas ações. Aimportância da diversidade cultural pode ser interpretada com base nas açõesrelacionadas com o reconhecimento que existe uma grande quantidade de culturas, com o respeito àsdiferenças uns dos outros,com o entendimento de que todas as expressões culturais são válidas, valorizando a pluralidade,a variedade ea diferenciação,celebrando as diferenças, que são riquezas que nuncase perdem. Quem nunca teve, por exemplo, aquele legado do livro de receitas daavó ou da mãe? Quem conseguiu visitar o local da sua origem, de onde vieramtodos os seus antepassados? Atualmente, devido ao processo de colonização emiscigenação cultural entre a maioria das nações do planeta, quase todos ospaíses possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um "pedacinho"das tradições e costumes de várias culturas diferentes. Com o intuito de tentarpreservar a riqueza da diversidade cultural dos países, a Organização dasNações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a"Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural". A Declaração daUNESCO sobre Diversidade Cultural reconhece as múltiplas culturas como uma"herança comum da humanidade", e é considerada o primeiro instrumentoque promove e protege a diversidade cultural e o diálogo intercultural entre asnações. O mundo é naturalmente multicultural e está cheio de pessoas que têm crenças, religiões, tradiçõese modos de vida diferentes. É dentro das nossas diferenças que podemosencontrar a beleza. Tanto no ambiente educacional quanto no profissional, adiversidade cultural beneficia a todos. Ela abre caminho para uma melhorresolução de problemas, mais empatia e compaixão, aprendizado aprofundado eaborda o mundo de várias perspectivas, através da amorosidade.

É o que me proponho! Hoje digo que a humanidade está setransformando em desumanidade. Então que tal nós conversarmos sobre isso? Topam?Venham comigo!!

Bjs 





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login