Seja bem vindo
Sumaré,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lula visita Vila Soma após ocupação se tornar bairro

Ex-presidente cumpriu a promessa de voltar à comunidade após o processo de regularização fundiária e foi recebido por cerca de mil pessoas

Fonte: Foto Renan Fernandes
Lula visita Vila Soma após ocupação se tornar bairro

O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), recebeu a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta quinta-feira (5), em Sumaré. 

Lula visitou a Vila Soma, seis anos após sua última ida à comunidade, considerada a maior ocupação urbana do Estado de São Paulo. A comitiva contou ainda com quadros históricos do PT, como os ex-ministros Fernando Haddad, Alexandre Padilha e Aloizio Mercadante, o deputado federal Carlos Zarattini e o Secretário Nacional de Comunicação do partido, Jilmar Tatto. 

O ex-candidato à presidência e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) Guilherme Boulos também esteve presente, além de lideranças políticas e comunitárias de Sumaré e da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Cerca de mil pessoas participaram do ato.

Em sua última visita à Vila Soma, em 2016, o ex-presidente se comprometeu a voltar quando a ocupação se tornasse, enfim, um bairro. Com a regularização, Lula cumpriu o prometido, percorreu algumas ruas do bairro e visitou uma das famílias. Em seguida, o ex-presidente se reuniu com trabalhadores e lideranças como o coordenador da Vila Soma, Edinho Gordiano. 

Logo após, Lula discursou em cima do carro de som para a multidão que o aguardava. "Quero transformar a minha visita aqui hoje numa visita de agradecimento, especialmente ao companheiro William Souza, que, antes mesmo de ser vereador, já era altamente comprometido com a luta da Vila Soma, dedicado em garantir que vocês tivessem direito a esta terra que vocês estão pisando", disse o ex-presidente.

Lula também lembrou que, no início do primeiro mandato do prefeito Luiz Dalben, se reuniu com o chefe do Executivo, seu pai - o deputado Dirceu Dalben -, além de Willian Souza e Guilherme Boulos, em São Paulo, para discutir a situação da Vila Soma. 

"Lá no Instituto Lula, nós estabelecemos uma conversa que demonstra que esse país precisa de mais diálogo, mais harmonia, mais acordo e menos ódio. Foi a partir dessa visita que nós começamos a estabelecer uma participação humana da Prefeitura de Sumaré na Vila Soma e hoje fico feliz quando vejo que aqui já tem ônibus escolar e os postes já estão sendo colocados. E não vai demorar muito para que vocês tenham asfalto, água encanada e tudo aquilo que vocês precisam ter. A Vila Soma não pode mais ser chamada de ocupação. Ocupação é um título heroico. Isso aqui precisa ser chamado de bairro", destacou Lula. 

A Vila Soma começou a ser ocupada em 2012 e hoje conta com cerca de 10 mil moradores. Esta é terceira visita do ex-presidente Lula à comunidade. Em 2016, ele esteve no local por duas vezes, quando a ocupação ainda vivia sob a incerteza e o medo da reintegração de posse. Após 10 anos de batalha judicial e mobilização dos moradores, hoje a Vila Soma é um exemplo de solução pacífica para conflito fundiário.

Após a visita a Sumaré, o ex-presidente Lula seguiu para Campinas, onde participou de aula magna no Teatro Arena da Unicamp.

Lula ainda agradeceu o vereador William Souza dizendo que “Antes de se tornar vereador, já era um companheiro altamente comprometido com a luta da Vila Soma, era um companheiro dedicado, garantindo que vocês tivessem direito a essa terra que vocês estão pisando.”





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login