Secretaria de Saúde desmente fechamento da Unidade Respiratória e suspensão na compra de medicamentos

Por Redação 20/11/2020 - 16:56 hs

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, desmentiu na quarta-feira, dia 18, falsas informações sobre o possível fechamento da Unidade Respiratória do Jardim Alvorada, espaço que foi montado na antiga UBS 5 para atender exclusivamente pacientes com casos confirmados ou suspeitos de coronavírus.

Cocato, gravou um vídeo em frente à Unidade Respiratória rebatendo entrevista concedida pelo vereador e prefeito eleito Cláudio José Schooder à uma emissora de rádio da região e garantindo que os moradores seguirão sendo atendidos normalmente. 

Na gravação, o secretário de Saúde pede que a população tenha cuidado com as “fake news” que estão sendo veiculadas nas redes sociais dizendo, como por exemplo, que a prefeitura suspendeu a compra de medicamentos e insumos básicos para criar um “caos” na rede municipal.

“Assim como é falsa a informação de que vamos fechar a Unidade Respiratória do Jardim Alvorada, é falsa a informação de que estamos deixando de comprar medicamentos para a Farmácia Central e insumos para a rede municipal de saúde para “prejudicar” o próximo governo. Seria de uma irresponsabilidade muito grande algo desse tipo e jamais o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza compactuaria com uma situação dessa, e nem eu! Nós vamos entregar, não apenas a Secretaria de Saúde, mas toda a Prefeitura de Nova Odessa, em ordem”, afirmou Cocato.

A Unidade Respiratória do Jardim Alvorada começou a funcionar em abril para concentrar o fluxo de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) com suspeita e contaminação pelo novo coronavírus e também atende pacientes com quadros de doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite, gripes e resfriados. De lá para cá, fez mais de 8,5 mil atendimentos, 242 internações, 691 exames e mais de 150 transferências.