Escolas de Hortolândia recebem palestras da campanha “Ativismo, Consciência e Cultura”
Encontro com alunos da rede pública expõe o tema da Consciência Negra e do Empoderamento feminino

A Prefeitura de Hortolândia segue promovendo a campanha “Ativismo, Consciência e Cultura – As Diferenças se Encontram no Respeito” em diferentes espaços públicos da cidade. Nessa quinta-feira (09/11), alunos da E.E. (Escola Estadual) Yasuo Sasaki participaram da palestra em virtude do Mês da Consciência Negra. O encontro também abordou a temática da violência contra as mulheres. Já nesta sexta-feira (10/11), a Prefeitura promove palestra com alunos da EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. As ações são promovidas por meio da Secretaria de Governo, sob a atuação do Departamento da Mulher e do Departamento de Direitos Humanos, e pela Secretaria de Cultura.
O encontro realizado com os alunos da rede pública tem por objetivo ministrar uma palestra dividida em dois eixos temáticos. Primeiro, os estudantes aprendem sobre o Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, momento em que são sensibilizados sobre questões étnico-raciais, racismo e as manifestações de preconceito. Já na segunda metade da palestra, o diálogo é direcionado prioritariamente às adolescentes por meio da apresentação da campanha “Laço Branco”, que alude à prevenção, combate e conscientização sobre a violência contra as mulheres. Por meio da explanação da diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, as meninas são encorajadas a buscar o empoderamento feminino ao conquistar espaços nos âmbitos profissionais e políticos, lutando pela igualdade de condições e de direitos. Nessa quinta-feira, a palestra na E.E. Yasuo Sasaki sensibilizou cerca de 350 pessoas, entre alunos e educadores. Durante o encontro, os participantes puderam compartilhar experiência e vivências.
A palestra ministrada com os alunos da escola Yasuo Sasaki contou, ainda, com uma apresentação do secretário adjunto de Cultura, Tim Mendes, que abordou a história do povo negro sob o fio condutor da música e dos diversos ritmos. A explanação dos aspectos culturais da consciência negra teve a participação do Quinteto Cultura, grupo musical promovido pela Prefeitura. Os alunos também puderam conhecer personalidades negras marcantes e importantes na história.
A diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, comenta sobre o caráter abrangente das ações. “O objetivo dessa campanha mais ampla é mostrar que todas essas pautas estão interligadas, tanto em relação ao Mês da Consciência Negra quanto ao ativismo e cultura. Quando se tem consciência daquilo que faz, a pessoa se movimenta ativamente para mudar a realidade. Culturalmente, quebramos alguns paradigmas que foram enraizados e embutidos na sociedade como algo natural. Nosso propósito é quebrar todos os paradigmas e levar as pessoas a essa sensibilidade, se colocar no lugar do outro e mudar alguns comportamentos que são reproduzidos historicamente”, afirma Josefa.
Ao longo de 40 dias, a Prefeitura de Hortolândia organiza uma série de ações em espaços públicos com a finalidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre a Consciência Negra e o combate à violência contra as mulheres. Por meio de palestras, rodas de conversas, atividades culturais diversas e blitz em vias públicas, a Prefeitura projeta alcançar cerca e 10 mil pessoas. As ações acontecem em virtude do Mês da Consciência Negra e do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro.
COMENTÁRIOS