Seja bem vindo
Sumaré,22/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Escolas municipais de Hortolândia recebem livro com artigos frutos da Pós-graduação da UFSCar

Obra “Território de saberes e a Escola-outra: a educação como conceito de integralidade”, escrita por profissionais da Educação da Prefeitura, está em fase de pré-lançamento

Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Escolas municipais de Hortolândia recebem livro com artigos frutos da Pós-graduação da UFSCar

A Cooperação entre a Prefeitura de Hortolândia e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), na área da educação, rende mais um importante fruto: a publicação do livro “Território de Saberes e a Escola-Outra: a educação como conceito de integralidade". A obra, em fase de pré-lançamento, contém 13 artigos que, sob diferentes aspectos, refletem sobre a educação no município, durante o pós-pandemia da COVID-19.

A novidade foi anunciada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, nesta segunda-feira (06/12), em evento fechado a gestores escolares. Segundo a pasta, o trabalho representa “o ápice de um processo formativo enraizado no comprometimento e na sinergia entre os profissionais envolvidos”. Um exemplar da obra foi entregue a cada uma das 60 unidades próprias da rede municipal de ensino.

As transformações na educação pedem novos horizontes, perspectivas e atenção às demandas sociais. Isso significa que tanto a administração pública quanto cada um de nós, cidadãos com histórias e capacidades transformadoras, precisam se adaptar a novos contextos e relações diversas. Tais relações devem ser embasadas em conhecimentos que permitam a criação de uma Escola-Outra. Essa escola tem como objetivo buscar constantemente uma educação completa, abrangendo o desenvolvimento humano, social, afetivo, cognitivo, tecnológico e cultural. O livro é resultado desse trabalho, de pensar em uma Escola-Outra, é conversar sobre os novos jeitos de educar, mas, acima de tudo, não perder de vista a importância das relações que moldam e afetam as pessoas”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

O livro resulta do processo formativo que envolveu profissionais da Educação e professores da UFSCar. A formação foi possível a partir do Acordo de Cooperação assinado em 2021 pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura e o Departamento de Educação da Universidade. Os artigos foram escritos por educadores(as), professores(as) e gestores(as) da Secretaria, durante a elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Pós-Graduação, e pelos professores da UFSCar que ministraram as disciplinas da Especialização. Os 13 artigos foram organizados pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva (UFSCar); Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onófrio (SMECT/UFSCar); e Profa. Ms. Fabiana da Silva Santos Rodrigues (SMECT). Nas publicações, 10 são de autoria de profissionais de educação e oito são de autores da UFSCar. O prefácio, escrito pelo secretário de Educação, Prof. Fernando Moraes, oferece ao leitor uma introdução sobre o contexto e o significado desse esforço colaborativo entre Universidade e Secretaria.

O livro foi produzido pelo feliz encontro entre a Secretaria de Educação de Hortolândia e o Departamento de Educação da UFSCar, por meio de uma atividade de extensão universitária que visa pensar a escola pública em novos formatos. A Escola-Outra, Programa de Formação Continuada, traduzido em curso e projeto de intervenção com sede em Hortolândia, é uma oportunidade de unir o debate em torno do currículo, efetivado no município e a teoria da relação com o saber, com base nos escritos do professor e pesquisador francês Bernard Charlot. O livro traz diversas reflexões em torno desse encontro. Talvez suscite mais perguntas que respostas. Inquietações, questões que alguns, ao tomar contato com seu conteúdo, possam afirmar que ‘não tinha pensado que a escola poderia ser assim’. Esse é o convite ao leitor: deixe-se ler pelo livro. Talvez você possa ter as nossas dúvidas ou, melhor, outras e mais profundas dúvidas, pela leitura. Assim é o saber: a relação do sujeito consigo mesmo, com o outro e com o mundo que o cerca”, pontuou o Prof. Flávio Caetano da Silva.

Ainda segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, foram impressos inicialmente 500 exemplares da obra. Destes 60 foram distribuídos para gestores escolares e enviados para cada unidade escolar. Em breve, a versão digital será disponibilizada para o público geral no site oficial da editora Pedro & João Editores.

O objetivo principal da publicação do livro é convocar a cada um de nós a valorizar e reconhecer os esforços desta municipalidade no investimento em políticas públicas de formação profissional/docente, perpassando pela valorização da instituição escolar como espaço privilegiado de aprendizagem e conhecimento. A formação continuada e permanente como elemento de reflexão, oportuniza saberes, conhecimentos e desenvolvimento da consciência do próprio processo e percurso formativo. As parcerias entre o Poder Público e a Universidade, proporcionado pelo termo de cooperação técnica, encontra-se em consonância com as políticas públicas de qualificação da formação profissional/docente, conforme preconizado em documentos oficiais como a Constituição Federal Brasileira, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional e Municipal de Educação. A oportunidade oferecida pela Prefeitura, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e UFSCar possui alta relevância social, profissional e pedagógica, por possibilitar relação com os saberes que se constrói e saberes que se transmite, como dimensões de vital importância para a prática educativa”, afirmou o diretor do Departamento de Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.


Confira outros detalhes do livro:


Título: “Território de saberes e a Escola-outra: a educação como conceito de integralidade”

Organizadores: Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva (UFSCar); Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onofrio (SMECT/UFSCar); e a Profa. Ms. Fabiana da Silva Santos Rodrigues (SMECT)

Capa: Laura Gonçalves Marques de Barros

Editora: Pedro e João Editores

Prefácio: Fernando Moraes

Índice:


Capítulo 1 - Relação com o saber e a Escola-Outra: a experiência de Hortolândia, SP
Flávio Caetano da Silva

Capítulo 2 - Diálogo: Ferramenta Pedagógica nas Relações do ensinar e aprender
Sonarli Aparecida Silva Gomes

Antonio Carlos Lepri Junior

Capítulo 3 - Ser professora como projeto de si e de vida
Fabiana da Silva Santos Rodrigues
Flávio Caetano da Silva
Márcia Cristina Gonçalves Scarazzatto

Capítulo 4 - Repensando a coordenação pedagógica para uma escola outra
Sandra A. Riscal

Capítulo 5 - Administração escolar democrática no contexto da pandemia covid 19
Rachel Teixeira de Carvalho
Shirley Aparecida Gava
Renata Maria Moschen Nascente

Capítulo 6 - A prática docente: expectativas e desafios do professor iniciante
Maria Eunice Rodrigues Lee
Roberto Marcos Gomes de Onófrio

Capítulo 7 - A Relação com o saber e a formação do professor para a primeira infância
Bianca Priscilla Amaral de Moraes
Antonio Carlos Lepri J
únior

Capítulo 8 - Docência, projetos de vida e os movimentos nunca acabados de si
Nathália Suppino Ribeiro de Almeida

Capítulo 9 - A gestão escolar como mediadora de relações afetivas na escola
Karina Queiroz Gioria de Araújo
Roberto Marcos Gomes de Onófrio

Capítulo 10 - Literatura-oficina: práticas de escrita criativa na formação

Carolina Laureto Hora

Capítulo 11 - Qualidade em educação: olhares sobre educação infantil

Lia Carolina de Oliveira Barbosa de Menezes

Roberto Marcos Gomes de Onófrio

Capítulo 12 - Educação e reflexão: escola e comunidade caminhando juntas
Carla Magalhães de Souza
Flávio Caetano da Silva

Capítulo 13 - Por uma pedagogia da criação; experimentas o cinema
Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login