Seja bem vindo
Sumaré,22/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lions Clube e Prefeitura de Nova Odessa promovem doação de sangue neste sábado no Ambulatório de Especialidades

Essa será a última doação do ano, que contou com outras três edições ao longo de 2023

Fonte: Prefeitura de Sumaré
Lions Clube e Prefeitura de Nova Odessa promovem doação de sangue neste sábado no Ambulatório de Especialidades

Com o apoio da Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, o Lions Clube local promove neste sábado, dia 09 de dezembro, na parte da manhã, mais uma edição da tradicional Campanha “Doe Sangue, Salve Vidas” em prol do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Essa será a última doação do ano, que contou com outras três edições ao longo de 2023.

 

A arrecadação começa às 8h30 e vai até 12h, no Ambulatório de Especialidades, anexo ao Hospital e Maternidade Municipal, na Avenida João Pessoa, nº 833, no Bosque dos Cedros. A iniciativa tem apoio também da Polícia Militar, Bombeiros Civis Voluntários, Escoteiros, Colégio Objetivo Nova Odessa, Faculdades Network e ETEC (Escola Técnica Estadual) Nova Odessa.

 

Na primeira ação deste ano, realizada em fevereiro, foram arrecadadas 89 bolsas. Na segunda edição, em maio, foram mais 78, e na 3º, em agosto, 97 – totalizando 264 bolsas de sangue arrecadadas neste ano, até o momento. Em 2022, foram 279 bolsas arrecadadas no total, número que deve ser superado neste ano. Já em 2021, foram coletadas 309 bolsas durante as quatro edições anuais da ação.

 

As coletas periódicas têm como objetivo repor os baixos estoques de sangue do Hemocentro, que cede bolsas para os pacientes do próprio município e de dezenas de outras cidades da região. A arrecadação em prol do Hemocentro é de grande importância, porque a pandemia de Covid-19 reduziu os estoques dos hemocentros brasileiros em geral em até 50%, e a situação ainda não for totalmente normalizada.

 

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 18 e 69 anos, mas são aceitos candidatos a partir dos 16 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas. Não é necessário estar em jejum. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde.

 

“Deixamos o convite à população de Nova Odessa para que compareça e colabore com essa causa tão nobre, porque tem muitas pessoas carecendo de sangue, e toda doação é bem-vinda e pode ajudar a salvar vidas”, comentou o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

 

MEDULA

 

Os doadores ganham um exame completo de sangue, que é enviado posteriormente através de uma carta. São realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado: Aids, Sífilis, Hepatite, Chagas, formas raras de hemoglobina, grupos sanguíneos e fator RH.

 

As pessoas não podem ter sintomas gripais e respiratórios ou febre. Serão dispensados os doadores que estiveram em viagem internacional nos últimos 30 dias. Pede-se para não levar acompanhantes, somente se for extremamente necessário.

 

Também é possível, ao doar sangue, pedir para ser cadastrado no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Isto porque os Hemocentros Regionais, mais conhecidos como “Bancos de Sangue”, são os responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional. Informações pelo telefone 0800 722-8432.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login