Seja bem vindo
Sumaré,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Em três anos, Prefeitura de Nova Odessa já limpou 7,1 mil bocas-de-lobo e galerias

Além de manter a cidade limpa e livre de pragas, ação evita alagamentos em vias públicas

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa
Em três anos, Prefeitura de Nova Odessa já limpou 7,1 mil bocas-de-lobo e galerias

Desde janeiro de 2021, as equipes da Prefeitura de Nova Odessa já realizaram a limpeza, manutenção ou conserto de cerca de 7,1 mil bocas-de-lobo – muitas delas, mais de uma vez. O serviço é importante porque, além de manter a cidade limpa e livre de pragas urbanas, tem efeito positivo também ao evitar alagamentos em vias públicas durante as chuvas fortes.

 

Bocas-de-lobo são estruturas de blocos de concreto que servem de “entrada” para o escoamento de águas pluviais (ou seja, das enxurradas), instalas nas guias das calçadas de boa parte das cidades. Normalmente, são fechadas por uma grade de ferro tubular – dai o apelido, que lembraria as “presas” de um lobo.

 

“Já fizemos toda a cidade e retornamos a alguns bairros. E em alguns pontos críticos, como as avenidas, limpamos várias vezes. Esse serviço é essencial para reduzir os alagamentos em vários pontos baixos da cidade”, explicou o engenheiro civil Luan Vitorelli, diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras da Prefeitura. As equipes têm capacidade para desobstruir e limpar até 40 bocas de lobo por dia.

 

Quando necessários, o trabalho tem também o apoio de um caminhão de hidrosucção, que utiliza um jato de água de alta pressão para facilitar a limpeza e desentupimento das galerias pluviais – muitas vezes tomadas por terra, lixo e entulho depositado irregularmente em vias e áreas públicas e carreados pelas enxurradas até as tubulações.

 

Por isso, é essencial que a população contribua e evite descartar resíduos sólidos de forma irregular, em locais inadequados – incluindo lixo, restos de poda e de materiais de construção.

 

O descarte irregular é carreado pelas enxurradas para as bocas-de-lobo, causando seu entupimento e levando a alagamentos na localidade. Nova Odessa tem um excelente sistema de coleta de lixo e dois EcoPontos para o descarte correto de resíduos sólidos.

 

‘INTENSIVÃO’

 

Em alguns locais críticos, quando necessário, essa limpeza e manutenção geral das galerias de águas pluviais é feita de madrugada, na forma de um “mutirão” ou “intensivão” de desobstrução de galerias, bocas de lobo, sarjetas e calçadas de diversas vias e bairros da cidade.

 

Para minimizar os transtornos aos motoristas e pedestres, esse trabalho é feito ainda de madrugada, a partir das 4h. O trabalho consiste, além da limpeza geral das guias e sarjetas com roçadeiras, na retirada dos resíduos (geralmente terra, lixo e restos de podas) com pás e uma varrição final manual.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login