Seja bem vindo
Sumaré,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Retirada de entulho descartado irregularmente é realizada pela Prefeitura no Jd. Novo Ângulo

Administração municipal oferece locais em diferentes regiões da cidade para descarte correto e regular dos materiais

Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Retirada de entulho descartado irregularmente é realizada pela Prefeitura no Jd. Novo Ângulo

As equipes de limpeza, varrição e zeladoria da Prefeitura trabalham, diariamente, em todas as regiões da cidade com o objetivo de manter os espaços públicos em Hortolândia agradáveis para a população. Porém, mesmo com a intensificação do serviço, é necessário o apoio da população para descartar corretamente lixo e entulho. Nesta semana, foi realizada, com maquinário, além do apoio de colaboradores, a retirada de materiais descartados irregularmente no meio de uma calçada na na rua João Ravanhani, localizada no Jardim Novo Ângulo. Foi necessária uma retroescavadeira já que, no local, foram encontrados além de restos de construção civil, móveis e sofás.

“A colaboração da população para descartar o lixo e todo tipo de material nos locais corretos é importante. Nesta época, o descarte irregular contribui para o aumento dos casos de dengue, por exemplo. Além disso, com as chuvas, entopem os sistemas de esgoto e águas pluviais causando rompimentos, erosões e buracos nas vias. São inúmeros os problemas que este crime ambiental causam para o cotidiano e a saúde das pessoas. Se todos fizerem sua parte, teremos sempre uma cidade limpa e conservada”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Nesta sexta-feira (19/01), equipes realizarão uma nova retirada de lixo e entulho descartados irregularmente, desta vez, em uma área verde localizada próximo ao Campo da Mina, no Jardim Amanda. Também será necessário o uso de maquinário. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o deslocamento de funcionários e maquinário para a limpeza de áreas públicas também é prejudicial ao município já que estas equipes poderiam estar contribuindo com outros serviços no momento da retirada do material descartado irregularmente em área pública.


Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFMHs.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login