Seja bem vindo
Sumaré,27/05/2024

  • A +
  • A -

Sumaré investe em ensino sólido e informatizado

Os alunos aprendem todas as disciplinas por meio da criação de jogos, tornando o aprendizado mais dinâmico e rápido

Fonte: Prefeitura de Sumaré
Sumaré investe em ensino sólido e informatizado

A rede municipal de ensino de Sumaré passou por uma uma modernização desde 2017, a fim de ofertar ainda mais qualidade no ensino. Os alunos passaram a contar com aulas de robótica, auxiliando na alfabetização. Os estudantes recebem um kit com robôs, peças e estruturas para ampliar os conteúdos interdisciplinares. E está em andamento o projeto de implantar aulas de gamificação. Os alunos aprendem todas as disciplinas por meio da criação de jogos, tornando o aprendizado mais dinâmico e rápido.

Todas as salas de aula estão equipadas com ar condicionado, cortinas antichamas e lousa digital, ampliando a interatividade e participação dos alunos nas aulas. E os kits de material e uniforme escolar são entregues anualmente para todos os estudantes, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos). Também foram implantados os parquinhos inclusivos em todas as escolas.

Novas escolas foram inauguradas, aumentando mais de mil vagas! Foram entregues as Escolas Municipais Residencial Santa Joana, região da Área Cura, Jardim das Estâncias, região do Matão, e Maria Luísa Cia Medeiros, região do Picerno. E mais duas unidades também estão em planejamento na região de Nova Veneza.

As unidades escolares receberam reformas e ampliações, como EM Parque Regina, região do Matão, e EM José de Anchieta, região central. As escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, contam com Ensino em Tempo Integral, como um projeto piloto.

O cardápio da merenda escolar foi readequado, com cardápio variado e nutritivo, além da introdução de alimentos da agricultura familiar, promovendo uma alimentação balanceada e reconhecida na região.

O Proeb (Programa Pró Educação Básica) foi ampliado. Agora, são 84 escolas de Educação Infantil parceiras e participantes do programa e 6.228 crianças de zero a três anos atendidas, um investimento de mais de R$ 3 milhões por mês. Desde 2017, 1.680 novas vagas foram criadas no programa, zerando a fila e espera por creches em Sumaré.  

Além disso, o projeto Jovem Empreendedor foi implantado em 100% das salas de aula municipais, beneficiando cerca de 17 mil alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os professores receberam uma capacitação específica para passar o conhecimento aos alunos com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

Para o ensino profissionalizante, foram implantados na cidade polos da FATEC, ETEC e Univesp. Sumaré é mais educação e mais segurança! Desde 2017, Sumaré promove uma série de ações para garantir a segurança dos alunos. Foi implantado o Comitê Permanente de Combate à Violência nas Escolas para a discussão de melhorias e intensificação dessas ações. Houve a instalação de cercas elétricas e detectores de metais nas 38 escolas municipais. Outra medida é o controle de acesso nos colégios, realizado por um profissional capacitado, que realiza inspeção nas mochilas dos alunos.

A Polícia Civil, Militar e Guarda Civil Municipal estão em constante conversa para manter a segurança nas escolas. As rondas escolares foram intensificadas e ocorrem diariamente em todas as unidades escolares. Também foi implantado o botão do pânico e câmeras de monitoramento em todas as unidades, capacitação dos professores para situações de risco, curso de defesa pessoal para docentes e outros profissionais da educação, formação em primeiros socorros dos funcionários das escolas, o Samuzinho.

“Nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes, formando ainda cidadãos de bem. Além das atividades extracurriculares com os alunos, também investimos na capacitação e valorização dos nossos colaboradores e buscamos promover a integração das escolas com a comunidade, por meio de diversos eventos e projetos educacionais. Realizamos investimentos em todos os níveis de ensino, tanto na parte pedagógica como estrutural, fortalecendo a Educação como um todo em nossa cidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login