Seja bem vindo
Sumaré,26/05/2024

  • A +
  • A -

Reestruturação na Saúde de Sumaré amplia atendimentos e serviços

O setor foi totalmente reestruturado, recebendo novas unidades de saúde, mais ambulâncias, insumos e equipamentos

Fonte: Prefeitura de Sumaré
Reestruturação na Saúde de Sumaré amplia atendimentos e serviços

Saúde humanizada e digna para todos! Esse é o objetivo da saúde de Sumaré desde 2017, a grande prioridade do prefeito Luiz Dalben. O setor foi totalmente reestruturado, recebendo novas unidades de saúde, mais ambulâncias, insumos e equipamentos, além da criação dos Centros Especializados e cuidado no atendimento.

Recentemente, foi entregue a UPA Área Cura, a terceira na cidade, que já conta com as UPAs Macarenko – que foi ampliada no governo Luiz Dalben -  e Matão, que atende mais de 20 mil usuários por mês.  Além disso, já estão garantidos os recursos para a construção das UPAs Maria Antônia e Picerno, por intermédio do deputado estadual Dirceu Dalben. A nova UPA conta com atendimento clínico, pediátrico, ginecológico e odontológico, raio x, sala de emergência, observação, inalação e medicação, ampla recepção com sanitários comuns e adaptados, tudo isso em ambiente climatizado para o conforto dos cerca de 12 mil usuários e colaboradores.

Dezoito novas unidades de saúde foram entregues para a população e as unidades já existentes receberam reformas e ampliações, entre elas, UBS Dall’Orto, Vasconcellos e Ângelo Tomazin. Novos equipamentos, materiais, veículos e ambulâncias foram adquiridos. Uma nova farmácia foi construída no CS II, região central, e a farmácia da UBS Paraíso, região do Matão, recebeu uma ampla reforma. Foi entregue a sala de vacina do Centro da Criança da Área Cura.

Pensando no atendimento direcionado e exclusivo, foram criados os Centros de Saúde Especializados, inéditos na região e que têm parceria com o Fundo Social de Solidariedade: são duas unidades do Centro da Criança; o Centro de Longevidade, para assistência da Melhor Idade a partir dos 50 anos; a Base de Excelência da Mulher, para atendimento exclusivo do público feminino; e a Base de Excelência do Homem.

As novas sedes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Central de Ambulâncias foram implantadas de maneira descentralizada na região da Área Cura, ampliando e agilizando o atendimento de ocorrências e ofertando mais segurança e saúde para a população. Os novos espaços ficam na rua Dosolina Catharina Bertolini, nº 285, Parque das Nações, são amplos e modernos e possuem quartos, cozinha, lavanderia, sala, cômodas para guardar material, banheiros e sala de gerência.

Sumaré foi a primeira cidade da região a iniciar o trabalho de combate ao coronavírus, com capacitação dos colaboradores, criação do Comitê de Combate e Prevenção, elaboração de um plano de contingência, remodelação do atendimento das unidades de saúde e criação de uma Unidade Respiratória na UPA Macarenko. Os leitos de enfermaria também foram ampliados.

O Ambulatório de Especialidades foi ampliado, recebendo setores novos de cardiologia, fisioterapia, fonoaudiologia e o Centro de Cirurgia de Catarata.

Sumaré também iniciou a vacinação contra a dengue. Inicialmente, são vacinadas as crianças de 10 e 11 anos. A vacinação ocorre de segunda a sexta, das 8 às 15h30, em todas as unidades de saúde, exceto a USF Viel. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação.

A cidade intensificou as ações de combate à dengue em todo o Município. As equipes de Controle de Vetores ampliaram o trabalho casa a casa, vistoriando os imóveis e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar criadouros.

Além disso, a equipe de Controle da Dengue da Prefeitura de Sumaré também realiza o monitoramento de denúncias recebidas por meio do canal de atendimento 156 e a visita casa a casa para orientação, bloqueio e controle de criadouros.

Os exames preventivos foram ampliados. Foram ofertadas mais de 30 mil mamografias e outras centenas de exames preventivos, salvando vidas, oferecendo diagnósticos precoces e contribuindo para os cuidados e tratamentos.

“Saúde sempre foi nossa prioridade. Nossa saúde nunca esteve tão bem preparada e equipada. Trabalhamos com seriedade para cuidar da população, oferecendo um atendimento cada vez mais digno e humanizado para toda a população. Investimos na capacitação dos colaboradores, em melhorias estruturais, administrativas e de atendimento, ofertando um serviço forte e de qualidade, para que seja sempre ofertado um atendimento mais humanizado e digno à população. Sumaré segue o compromisso de investir em uma saúde de qualidade, séria e eficaz, para que os munícipes estejam seguros e recebam um tratamento de excelência”, explicou o prefeito Luiz Dalben.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login