Seja bem vindo
Sumaré,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Qual a importância da vacina?


Qual a importância da vacina?

Muitas discussões foram iniciadas pela população por duvidar da vacina que foi desenvolvida com o objetivo de amenizar a contaminação e a disseminação da Covid-19. Mas o que muitas pessoas se esquecem, é que as vacinas atuais são extremamente importantes e evitam diversas doenças que também um dia foram mortais como a que estamos enfrentando. 


As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. Doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado, como a Difteria, o Tétano, a Paralisia Infantil, o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola, também foram alvos de dúvidas na época e hoje em dia praticamente já não existem mais no Brasil.


Isso se justifica graças ao alto índice de vacinação no país, são mais de 90% das crianças já vacinadas. Mas, atualmente estes índices estão caindo em virtude dos movimentos anti vacinas.


Esses movimentos têm ganhado força devido à autonomia adquirida pela população para a prática não científica da medicina, baseada em fatos não comprovados, via redes sociais ou sites leigos.


Os movimentos anti vacinas vêm ocasionando a desconstrução progressiva da autoridade médica e têm contribuindo bastante para os extremos de negação das evidências científicas.


Ou seja, nos dias de hoje está acontecendo o mesmo com a vacina contra Covid-19, pois é uma opção que podem salvar milhares de vida, é uma opção segura e com um índice muito alto de eficácia, mas ainda existem pessoas que não estão confiando e estão desacreditadas sobre os estudos que foram feitos. 


Em uma pesquisa feita pela Dra. Marilene Lucinda, médica responsável pelo serviço de vacinas, ela ressaltou que:


“Nos últimos anos, temos registrado surtos de algumas doenças consideradas já controladas, como o Sarampo, a Caxumba, a Coqueluche, entre outras, e o surgimento de novas enfermidades. Por isso, é muito importante que os adultos também estejam imunizados e mantenham o cartão da vacinação completo”.


Ou seja, a vacinação continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenção, principalmente contra as doenças infectocontagiosas. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças Infecciosas (CDC) defende a importância de um planejamento relacionado à vacinação da família.


Afinal, as vacinas são instrumentos de proteção tanto individual quanto coletiva. A atualização do cartão vacinal é uma das estratégias mais custo-efetivas para a prevenção de doenças infectocontagiosas.


Enfim, não podemos nos deixar ser influenciados por pessoas que não acreditam na eficácia e em como podemos salvar vidas, pois não é apenas a nossa vida que é afetada, mas também de todos que temos contato no dia a dia. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login