Seja bem vindo
Sumaré,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sumaré se destaca entre as 100 melhores cidades para se viver no país

Levantamento IDGM da consultoria Macroplan foi divulgado pela Revista Exame


Sumaré se destaca entre as 100 melhores cidades para se viver no país

Uma excelente notícia! Sumaré está entre as 100 melhores cidades para se viver no país. O levantamento IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) 2021 da consultoria Macroplan foi publicado pela Revista Exame nesse dia 09 de fevereiro. De acordo com a publicação, o Município ganhou quatro posições, na comparação com o último ano, e aparece em 22º lugar no ranking geral das maiores cidades com mais de cem mil habitantes. O prefeito Luiz Dalben comemora o resultado, afinal Sumaré também carrega o título de cidade promissora das Américas. “Mesmo com as dificuldades financeiras impostas aos municípios brasileiros por causa da pandemia do coronavírus, com queda na arrecadação, temos honrado e mantido o compromisso de investir em todas as áreas, agregando excelência aos serviços ofertado à população”, comentou o Chefe do Executivo sumareense.

 

Das áreas analisadas, Saúde recebeu a melhor posição: 8ª. Com grandes investimentos pela Administração Municipal, a área avança com qualidade e queda na taxa de mortalidade infantil. O trabalho e a dedicação de uma Administração séria e sólida têm rendido bons frutos. São 15 unidades de saúde, incluindo a UPA do Matão e centros especializados. Os avanços continuam com reformas das UFS Picerno e Santa Clara. As obras da UPA Denadai, a terceira da cidade, seguem em ritmo acelerado! Em funcionamento, a unidade vai oferecer serviço de urgência e emergência de forma mais ágil. A expectativa é atender 12 mil usuários por mês.

 

“Saúde sempre foi nossa prioridade, mas este ano tivemos novos desafios que exigiram um plano de ações forte e eficiente. Nossa saúde nunca esteve tão bem preparada e equipada. Temos investido na capacitação dos colaboradores, em melhorias estruturais, administrativas e de atendimento. Trabalhamos com seriedade para oferecer um atendimento cada vez mais digno e humanizado para toda a população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

 

Segundo o IDGM, a Educação ocupa a 25ª posição no ranking por área. Sumaré alcançou 6,3 pontos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Fundamental I na rede pública ano passado, nota maior que a média dos 100 maiores municípios do país - também graças aos recursos aplicados. Entre as obras em andamento, as escolas municipais Maria Luisa Cia Medeiros e Lucélia, na região do Picerno, vão atender mais de 500 alunos da Educação Infantil. Além disso, foram concluídas as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal do Parque Regina, na região do Matão. Com a ampliação, será possível atender também o Ensino Fundamental I (alunos do 2º ao 5º ano) e os estudantes do Ensino Infantil. E mais de 2.500 vagas do Ensino Infantil à graduação.

 

 

SUMARÉ MAIS SEGURA

Sumaré continua registrando queda nos índices criminais. Conforme o IDGM, a cidade ocupa na área da Segurança a 37ª posição. Outra estatística importante da SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) garante queda nos índices criminais. De acordo com órgão, o Município contabilizou uma redução de furtos e roubos de veículos ano passado em comparação com o mesmo período de 2019. Foram registradas 591 ocorrências no ano de 2020 contra 833 em 2019, o equivalente a 37,6%. Também houve redução no registro de furtos e roubos diversos (pessoas, casas e comércios). Foram 2.252 ocorrências ano passado contra 3.139 no ano anterior, ou seja, diminuição de 28,2%. Roubos de carga tiveram queda de -46%. Os dados apontam 32 ocorrências ano passado contra 60 no ano anterior. Lesão corporal dolosa diminuiu: 666 ocorrências em 2020 contra 741 em 2019 (-10%). Felizmente, latrocínio (roubo seguido de morte), a cidade não registra ocorrência pelo segundo ano consecutivo. 

 

“Essa queda nos índices de criminalidade é resultado de um trabalho integrado da nossa Guarda junto às Polícias Militar e Civil. Seguimos realizando várias operações, entre elas, a Pancadão e Bar Legal, que fiscalizam aglomerações, denúncias e práticas ilícitas. A intensificação destas ações, sem dúvida, auxilia na segurança da nossa população. Além disso, as câmeras de videomonitoramento - em locais estratégicos da cidade – novas viaturas e equipamentos também ajudam a inibir a ação de criminosos ”, destacou o Chefe do Executivo sumareense.

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login