Seja bem vindo
Sumaré,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura de Nova Odessa inicia neste sábado o ‘Plantão Psicológico’ gratuito

Atendimento por profissionais voluntários da cidade será realizado no piso térreo do Ambulatório de Especialidades


Prefeitura de Nova Odessa inicia neste sábado o ‘Plantão Psicológico’ gratuito

Diante da situação atual do mundo, com um aumento significativo das demandas psicológicas, a Prefeitura de Nova Odessa dá início no próximo sábado, dia 06 de março de 2021, das 8h às 12h, a uma parceria com o Projeto “Plantão Psicológico AGAP – Acolhimento Genuíno de Atenção Psicológica”, de atendimento gratuito e sem pré-agendamento por profissionais psicólogos.


O atendimento espontâneo, realizado por sete profissionais voluntários da cidade, será realizado no piso térreo do Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal, no Bosque dos Cedros.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o foco do programa é atender, sempre respeitando todas as normas sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, pessoas em situação de crise, reduzir o sofrimento dos cidadãos e, assim, diminuir a demanda em outras áreas – inclusive na Rede Municipal de Saúde.


Mas atenção: o plantão de atendimento psicológico não deve ser confundido com outra iniciativa recente da pasta, os “mutirões” de atendimentos com médicos psiquiatras que também estão acontecendo aos sábados, mas no 1º piso do Ambulatório e exclusivamente com pacientes com consultas e retornos pendentes e previamente agendados.

No plantão psicológico gratuito, o atendimento imediato e emergencial é voltado para as pessoas em momentos de crise, luto, ideação suicida, depressão, sofrimento extremo, desamparo, desesperança e desespero – ou seja, “situações em que não consegue enxergar uma saída” –, e demais emergências psicológicas e emocionais.


Nosso público-alvo é qualquer pessoa que se encontre nas situações acima e recorra espontaneamente ao plantão. Os menores devem estar acompanhados de responsáveis legais”, explicou o secretário municipal de Saúde, o médico Nivaldo Luís Rodrigues.


Queremos promover o autoconhecimento, o autocuidado, a qualidade de vida e a cidadania dessas pessoas, acolhendo o seu sofrimento no exato momento em que elas necessitam. O objetivo é democratizar o acesso público à Psicologia, oferecendo à comunidade um cuidado psicológico que favoreça o desenvolvimento pessoal e comunitário, contribuindo com a Saúde Pública”, acrescentou a psicóloga clínica Marlei Cunha, idealizadora do projeto ao lado da jornalista e escritora Marineuza Lira.


O atendimento psicológico da Rede Pública é muito restrito, nem todos têm acesso, e a demanda tem crescido a cada dia. O plantão vem para mostrar que todos têm direito e podem ter acesso a esse atendimento especializado”, justificou Marineuza.



ENTENDA



O “Plantão Psicológico AGAP” deve se repetir a cada 15 dias, sempre sem a necessidade de agendamento. O atendimento será feito por ordem de chegada. As sessões não têm tempo limite predeterminado. As pessoas serão recepcionadas, orientadas acerca das normas de funcionamento e encaminhadas para atendimento em uma sala com condições adequadas para a prática da Psicologia.


Caso as primeiras sessões nos plantões não sejam suficientes, a equipe de psicólogos do programa poderá encaminhar a pessoa para um tratamento mais prolongado, seja com profissionais da Rede Municipal de Saúde ou, a critério do paciente, a um profissional da rede privada da cidade que vai atender com um “preço social” (um “valor simbólico”).


Nos casos mais urgentes, que necessitarem de intervenção de um médico psiquiatra, a Secretaria de Saúde fará o encaminhamento também. Nossa visão e a do prefeito Leitinho (Cláudio José Schooder) é atender essas pessoas e ajudá-las a melhorar significativamente sua qualidade de vida”, garantiu o secretário da pasta.


Sabemos que estamos em um período crítico de pandemia, então vale salientar que vamos utilizar os EPIs e respeitar o distanciamento. Também seguir a recomendação de que cada usuário ou voluntário tenha uma ficha com a medição de temperatura e em caso de sintomas gripais eles deverão permanecer em casa. No caso de identificarmos uma possível comorbidade, encaminharemos o paciente para um Unidade de Saúde”, finalizou a psicóloga Marlei Cunha.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login