Seja bem vindo
Sumaré,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura instala equipamentos no antigo hospital Madre Theodora para implantação de novos leitos contra Covid-19


Prefeitura instala equipamentos no antigo hospital Madre Theodora para implantação de novos leitos contra Covid-19

O prédio do grupo empresarial Amil, antigo hospital Madre Theodora, em Nova Veneza, já está recebendo equipamentos e maquinários. A Prefeitura de Sumaré prepara o local para a implantação de novos 40 leitos de baixa e média complexidade para tratamento do coronavírus, todos disponibilizados pelo Município. Nesta quarta-feira, dia 17, o prefeito Luiz Dalben, vice Henrique Stein, secretário de Saúde, Rafael Virginelli, e o deputado Dirceu Dalben acompanham os serviços.


Após um esforço conjunto entre Prefeitura e Câmara Municipal, uma resposta positiva do grupo empresarial Amil, proprietária do espaço, foi dada na quinta-feira, dia 11, disponibilizando o prédio para a implantação dos novos leitos. Na sexta, dia 12, membros do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus visitaram as instalações do hospital para verificar as condições do espaço. Agora, o Comitê dá continuidade aos trâmites burocráticos e detalhes técnicos e legais.


Em 2020, um contrato foi firmado com o grupo, que disponibilizou o espaço até o fim de dezembro passado para a Municipalidade. Com a alta no número de casos de coronavírus e de necessidade hospitalar, as conversas foram retomadas para a implantação dos novos leitos, que não são de UTI, são para o tratamento dos casos de baixa e média gravidade.


“O prédio passa por reforma e manutenção nas redes de internet, elétrica, hidráulica, para podermos habilitar os leitos e iniciar o atendimento. Já começamos receber os equipamentos e maquinários e preparar todo o espaço para assistir nossa população com qualidade, humanidade e carinho. Inicialmente, teremos 40 leitos em quartos com banheiros individuais e com toda a estrutura necessária para atendimento, porém, caso haja necessidade temos espaço para a ampliação”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.


“Com muito trabalho, fé e dedicação, estamos lutando para fortalecer o sistema de saúde da região. A ampliação do número de leitos em Sumaré fortalece a nossa esperança de mais vidas salvas. É um esforço conjunto, tanto do nosso mandato, quanto do prefeito Luiz Dalben, vereadores, secretários municipais, colaboradores da Saúde e demais áreas. Todos com o mesmo objetivo: salvar vidas!”, destacou o deputado Dalben.


“Agradecemos ao grupo Amil por mais uma vez ceder o espaço para a Prefeitura e ser parceiro da nossa cidade. Seguimos trabalhando com muita seriedade para combater o coronavírus e lutar pela saúde da população. Este é um momento de união entre todos, é um momento de amor ao próximo e de solidariedade, por isso, pedimos também a união dos Governos do Estado e Federal, para que se juntem a nós nos cuidados com a população e ampliem os leitos de UTI, tão necessários para salvar vidas. E também pedimos a colaboração dos nossos munícipes, que saiam de casa somente em casos de necessidade, que não façam aglomeração e que sigam as medidas sanitárias, utilizando máscara e mantendo o corpo e ambientes higienizados. Precisamos de junção e da força de todos para passarmos por isso. Que Deus continue nos abençoando e guiando. Vamos vencer essa luta pela vida”, falou o prefeito Luiz Dalben.


O contrato com o grupo Amil foi firmado em 2020 para a utilização do prédio até o fim do ano. Com o fim do período e melhora nos casos na cidade,  a Prefeitura devolveu o espaço e todos os vinte leitos que estavam no local foram realocados para a UPA Macarenko e outras unidades de referência, não havendo diminuição de leitos na cidade após a devolução do hospital aos proprietários. Também foram disponibilizados todos os leitos do CIS Nova Veneza para os demais atendimentos médicos leves, liberando 20 leitos na UPA Macarenko para atendimentos do coronavírus. Em março do ano passado a UPA Macareko contava com 15 leitos de leve e média complexidade, hoje são 55. Agora, mais 40 leitos serão implantados e a Prefeitura continua na luta para que os leitos de UTI também sejam ampliados.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login