Seja bem vindo
Sumaré,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeito Leitinho de Nova Odessa anuncia contrato para realização de 'mutirão' de 600 cirurgias de catarata


Prefeito Leitinho de Nova Odessa anuncia contrato para realização de 'mutirão' de 600 cirurgias de catarata

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, anunciou nesta quinta-feira, dia 28, a realização de 600 cirurgias individuais de catarata em moradores de Nova Odessa, alguns deles aguardando desde 2018. Segundo a equipe da Central de Regulação da Rede Municipal de Saúde, esse total vai atender a grande parte da demanda reprimida na cidade, em torno de 600 pacientes.

A Prefeitura investe R$ 418.200,00 nesta ação, que deve levar em torno de 6 meses para ser concluída. O recurso é fruto de uma emenda destinada para a Saúde Municipal no início deste ano, pelo deputado federal Rui Falcão.

“Estou impressionado com seu governo, Leitinho. Está fazendo um grande investimento na Saúde, resolveu problemas para garantir o suporte ao tratamento da Covid-19. Sobre a indicação de emenda parlamentar para investimento na Saúde Pública do município, trata-se de recurso para auxiliar no SUS e no fortalecimento da rede pública”, comentou Rui Falcão na ocasião.

A empresa vencedora da licitação tipo pregão eletrônico é a Bosco Clínica Médica Ltda, que ofereceu o menor preço – ou R$ 698,00 por olho. O programa vai ser fiscalizado por um médico regulador da própria Rede Municipal, designado pela Secretaria de Saúde da cidade para garantir a qualidade do atendimento aos pacientes novaodessenses.

“A cirurgia de catarata tem um efeito imediato, ela melhora a qualidade de vida da pessoa, principalmente dos idosos, que muitas vezes já não estão enxergando direito por causa do problema. Graças a Deus conseguimos viabilizar, em apenas dez meses de governo, esse primeiro mutirão de catarata na cidade”, afirmou o prefeito Leitinho ao anunciar o “mutirão”.

Segundo a coordenadora da Central de Regulação, Jaqueline Serrano, como a “fila” atual a ser entendida inclui pedidos de 2018 e 2019, estes casos mais antigos deverão ser reavaliados pela equipe de médicos oftalmologistas da própria Rede. “Devido ao tempo de espera, esses pacientes podem ter tido seu quadro clínico alterado ou adquirido outras comorbidades, então tudo isso precisa ser reavaliado”, explicou.

Já os pacientes aguardando há menos tempo, desde 2020, provavelmente serão direcionados diretamente para avaliação pré-cirúrgica com o prestador do serviço contratado. A intenção é que, dentro de seis meses, estas 600 cirurgias tenham sido realizadas, diminuindo drasticamente a “fila”.

De acordo com Jaqueline Serrano, o mutirão municipal é ainda mais relevante num momento em que os hospitais de referência do SUS estadual não estão atendendo esta especialidade, principalmente em função da pandemia. “Muitos deles permanecem como referência para Covid, e não estão realizando as cirurgias eletivas, como a da catarata. O foco deles é a Covid ainda”, afirmou a assistente social.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login