Seja bem vindo
Sumaré,16/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Minha língua é portuguesa!


Minha língua é portuguesa!

“As feridas da língua portuguesa vão se abrindo lentamente toda vez que violentamos sua ortografia” (Teresa Teth).

Dia Nacional da Língua Portuguesa, no Brasil, foi criado a partir do decreto de Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro. A escolha da data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, e é considerado um dos maiores estudiosos da língua portuguesa. 

“Não há uma língua portuguesa, há línguas em português” (José Saramago).

Rui Barbosa (1849-1923) foi um escritor, político, diplomata, advogado e jurista brasileiro. Representou o Brasil na Conferência de Haia, foi reconhecido como “O Águia de Haia”. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre 1908 e 1919.

Nasceu em Salvador, Bahia, no dia 05 de novembro de 1849. Filho de João José Barbosa de Oliveira, médico, deputado provincial e diretor da Instrução Pública da Bahia, e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira. 

Com cinco anos, Rui foi para a escola e em poucos dias já sabia ler e conjugar verbos. Em casa, recebia aulas de piano e oratória. Era uma criança triste e sobrecarregada de estudos. Era obrigado, pelo pai, a ler os clássicos portugueses. Com dez anos já recitava Camões. 

Em 1861, ingressou no Ginásio Baiano e em 1864 terminou o curso em primeiro lugar, recebendo medalha de ouro e pronunciando seu primeiro discurso em público. Terminando o curso de humanidades, preparava-se para estudar Direito, com apenas 15 anos de idade. Passou então o ano de 1864 estudando alemão, lendo juristas e obras médicas de seu pai. Nessa época escrevia versos tristes e melancólicos.

A cidade de São Paulo, por exemplo, é considerada com maior concentração de falantes de português em todo o planeta. Por essa razão, a capita paulista abriga o Museu da Língua Portuguesa. 

“Quem não vê bem uma palavra não pode ver bem a alma” (Fernando Pessoa).

 Existem nove países que adotam o português como idioma oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau. Nesta data geralmente os países do espaço lusófono procuram desenvolver atividades que ajudam a promover a cultura do idioma português pelo mundo.

“Minha língua é a soma de todas as suas variantes. É plural e democrática” (José Eduardo Agualusa).  





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login