Projeto Lei Lucas vai contemplar mais de 1.300 alunos das escolas municipais de Sumaré

Por Célio 13/08/2019 - 13:49 hs
Foto: Release Câmara Municipal de Sumaré
Projeto Lei Lucas vai contemplar mais de 1.300 alunos das escolas municipais de Sumaré
Vereador Ney do Gás é autor da lei que deu origem ao projeto.

O Projeto Lei Lucas teve início nesta segunda (05/08) e se estende até o dia 23 de outubro nas escolas municipais de Sumaré. Voltado para crianças e profissionais da Educação, num primeiro momento vai contemplar 1.336 alunos dos 4ºs anos, de várias unidades escolares espalhadas por todo o Município. A Lei nº 13.722/2018 - que obriga professores e funcionários de escolas a cumprirem curso de capacitação em primeiros socorros no primeiro atendimento, e estende também a obrigatoriedade aos profissionais da área do transporte escolar - está sendo adaptada para atender a este público-alvo, e visa salvar vidas nas escolas.

De acordo com estatísticas, cerca de 700 crianças morrem anualmente vítimas de sufocação, engasgamento ou asfixia - termos utilizados para caracterizar a dificuldade de respirar devido à presença de corpos estranhos na garganta.

Os trabalhos tiveram início nos períodos da manhã e à tarde, seguindo um cronograma das unidades escolares, e acontecerão toda segunda e quarta. Ao término da capacitação, a Secretaria de Educação vai emitir certificado de participação, tanto aos professores como para os alunos.

“Sumaré foi a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a aprovar o projeto, e agora a Secretaria Municipal de Educação coloca em prática visando salvar a vida de nossas crianças nas escolas sumareenses. É fundamental que os professores e funcionários das escolas do município estejam capacitados para oferecer os primeiros socorros às crianças, e cooperem para o bem delas”.