Seja bem vindo
Sumaré,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Saúde Mental da Prefeitura de Nova Odessa promove atividades do ‘Janeiro Branco’ 2024

O calendário de atividades inclui palestras, atividades físicas (em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer), um “Dia da Beleza” na UBS

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa
Saúde Mental da Prefeitura de Nova Odessa promove atividades do ‘Janeiro Branco’ 2024

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove novamente neste mês uma programação especial da Campanha “Janeiro Branco”, cujo foco é a conscientização sobre a importância da saúde mental. O calendário de atividades inclui palestras, atividades físicas (em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer), um “Dia da Beleza” na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nossa Senhora de Fátima e sessões de Auriculoterapia gratuitas.

 

Na terça-feira (16/01), a psicóloga Sandra Paulon ministrou uma palestra para pacientes que aguardavam atendimento na UBS do Jardim São Manoel. Nesta quinta-feira (18/01), foi a vez de uma ação com atividades físicas e lúdicas para pacientes adultos do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no Ginásio Municipal de Esportes do Jardim Santa Luiza.

 

Na próxima quarta-feira (24/01), a programação continua com uma sessão de limpeza de pele para pacientes e equipe do CAPS (que funciona no mesmo prédio da UBS 7 – Nossa Senhora de Fátima). Na quinta-feira, dia 31, acontece a primeira sessão de Auriculoterapia, na UBS do São Manoel. Estão previstas atividades no dia 31/01, também na UBS do São Manoel.

 

“A programação do ‘Janeiro Branco’ visa chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas, já que o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo – de 9,3% da população”, afirmou a coordenadora da Saúde Mental no Município, a enfermeira Maria José da Cruz, a Marzé, do CAPS/UBS 7.

 

Em Nova Odessa, a programação anual desenvolvida desde 2021 pela Secretaria de Saúde da Prefeitura atende também à Lei Municipal nº 3.396/2021, de autoria do vereador Levi Tosta, e também à Lei Federal nº 14.556/2023, que a partir de 2024 torna oficialmente o “Janeiro Branco” o mês de conscientização Nacional da Saúde Mental.

 

O Janeiro Branco é um movimento que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde Mental e Emocional. Segundo Marzé, “Saúde Mental implica muito mais do que ausência de doença mental”. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é definido com um “estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtividade e é capaz de contribuir para a sua comunidade’”, explicou.

 

“Pensando em tudo isso, a Saúde Mental de Nova Odessa proporciona anualmente essa agenda de atividades diversas para ajudar a população a identificar-se com algum desses propósitos”, completou a enfermeira. O CAPS atende a população de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Alexandre Bassora, nº 760, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

 

PRÉDIO PRÓPRIO

 

No final de dezembro, o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) anunciou a conquista de R$ 2.085.000,00 para a Prefeitura de Nova Odessa investir na construção de uma sede própria para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). A liberação do recurso havia sido solicitada pelo prefeito diretamente à Presidência da República, na sua mais recente viagem oficial a Brasília/DF.

 

Os recursos para a obra serão recebidos via Fundo Municipal de Saúde. O prédio do CAPS deve ser construído em área municipal, através de empresa contratada por licitação, seguindo projeto padrão do Ministério da Saúde.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login