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Sumaré,26/04/2024

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Com a 'Black Friday' chegando, Procon Sumaré orienta compras

No próximo dia 26 acontece mais uma “Black Friday”, grande liquidação para compras em lojas físicas e virtuais, inspirada na tradicional queima de estoques realizada pelos comerciantes nos Estados Unidos.


Com a 'Black Friday' chegando, Procon Sumaré orienta compras

No próximo dia 26 acontece mais uma “Black Friday”, grande liquidação para compras em lojas físicas e virtuais, inspirada na tradicional queima de estoques realizada pelos comerciantes nos Estados Unidos. Mas para evitar problemas durante a data promocional do comércio, o Procon Sumaré, órgão vinculado à secretaria municipal de Controle Interno e Transparência da Prefeitura de Sumaré, faz algumas recomendações importantes, orientando sobre os direitos e deveres dos consumidores.

“Em qualquer data promocional do comércio, valem sempre as regras previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), conjunto de normas que visam à proteção aos direitos dos consumidores, bem como disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor e o consumidor final. Toda loja física deve ter um exemplar do documento para consulta em local visível. Entretanto, o foco da ‘Black Friday’ é o comércio eletrônico e, para as compras on-line, a pesquisa ao CDC pode ser feita diretamente no site da Fundação Procon”, disse o secretário de Controle Interno e Transparência de Sumaré, Jesuel Dimei Pereira.

A primeira dica é procurar adotar hábitos de consumo conscientes e não comprar por impulso, definindo um valor máximo a ser pago pelo produto ou serviço antes da compra e, desta forma, não comprometer o orçamento. Outra recomendação é acompanhar os preços em lojas virtuais e físicas, fazendo uma pesquisa antecipada e comparações de valores, a fim de não ser enganado por falsos descontos.

No comércio eletrônico, entre os problemas mais frequentes estão situações em que o consumidor finaliza uma compra on-line e, algum tempo depois, ela é cancelada. Nestes casos, a dica é sempre guardar anúncios, e-mails, recibos, contratos ou qualquer outro documento que comprove a confirmação da operação. 

Outra ocorrência bastante comum é o fornecedor anunciar o preço de um produto e, depois de incluído no ‘carrinho de compras’ do site, haver a alteração do valor (sempre para mais, claro!). Para casos como estes, a recomendação é entrar em contato com o Procon para que o fornecedor seja acionado.





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