Seja bem vindo
Sumaré,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Hortolândia inaugura quarta creche municipal em três meses

Escola de Educação Infantil Profª Adriana de Santi, no bairro Chácara Acaraí, foi entregue pela Prefeitura, na manhã desta quinta-feira (08/02)

Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Hortolândia inaugura quarta creche municipal em três meses

Hortolândia ganhou quatro novas escolas de educação infantil, de novembro até agora, três somente nesta semana. A Prefeitura entregou à comunidade da região do Jardim Amanda, nesta quinta-feira (08/02), a EEI Profª Adriana de Santi, localizada na Rua Will Paul Baranski, 236, no bairro Chácaras Acaraí, que disponibilizou 204 vagas para crianças de zero a três anos de idade. A entrega faz parte das ações do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), em execução pela Administração Municipal.

Durante o evento de inauguração, ao lado de familiares da professora homenageada, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, se disse feliz por ver um sonho realizado e afirmou a educação como “locomotiva” de seu governo.

“Lutamos muito para realizar este sonho de zerar a fila de vagas em creche para crianças de zero a três anos. Nossa equipe se mobilizou e Deus abriu os caminhos. Vai até sobrar vagas aqui. Hoje, temos mais de 80 obras em realização (em todas as áreas, inclusive Educação). Tem coisa ainda para 2025 e 2026. A mais importante é a de cuidar das pessoas. Este é o maior projeto que temos, pois a educação é a locomotiva do nosso projeto”, destacou ele.

Ao conhecer o espaço, na manhã da cerimônia de inauguração, sendo recebido por inúmeros sorrisos de boas vindas, o pai da Profª Adriana, Alfredo de Santi afirmou, com semblante feliz: “Está bonito demais!”. “Representa muito para nós. Temos muita gratidão, a Deus em primeiro lugar, e a todos os que aqui fizeram essa homenagem de colocar o nome dela na escola. Sentimos alegria de ela não ser esquecida”, comentou a mãe, d. Madalena, junto dos filhos Ben Hur e Fabil e de outros familiares.

A inspetora de qualidade Naiara Pereira da Silva, de 24 anos, moradora do Jd. Amanda e mãe do garoto Thomas, de 1 ano e meio, matriculado no Berçário em período integral, também apreciou o que viu. “Fiquei surpresa com o espaço, por ser público. É muito bonito. Minha expectativa é de que ele goste bastante daqui e que se adapte”, comentou a jovem mãe.

Para o casal Joice Santos Moreira e Luigi Alves de Souza, ambos de 19 anos, a impressão sobre a escola onde o filho Arthur, de 1 ano e 3 meses, estudará é semelhante. “É muito bom. As pessoas foram muito receptivas. Fiquei até com vontade de trabalhar aqui”, comentou ela que, ao matricular o filho no Berçário em período integral, espera conseguir, em breve, algum trabalho remunerado. “Parece um lugar bem agradável, colorido e bonito. É o fundamental para uma criança – estudar”, complementou Luigi, que trabalha como autônomo em obras.

Ampliação de vagas

Segundo a diretora de Educação Infantil, Jane Aparecida Nery de Carvalho, pais e familiares, moradores desta região, podem procurar a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia para matricular crianças nesta faixa etária na unidade, pois há vagas disponíveis. A diretora também anunciou a possibilidade de ampliação de vagas, em razão do grande espaço disponível no prédio de dois andares.

Para Celso Divino Lemes, diretor-presidente da Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira Paula, OSC (Organização da Sociedade Civil) gestora das escolas, a parceria do Poder Público com o Terceiro Setor agiliza o atendimento de necessidades sociais que não podem esperar, como o da abertura de vagas em creche para crianças até três anos. “Hortolândia acaba dando um exemplo, criando um modelo a ser visto, discutido e replicado, dentro da região, uma das mais importantes do País. A parceria com a Prefeitura vem para ajudar na gestão da educação, das escolas. Hortolândia tem uma missão bastante ambiciosa, que é a de zerar a fila de ingresso em creche de zero a três anos. Sabemos como é importante para o nosso País levar todas as crianças à escola”, afirmou o empresário.

As novas creches funcionam em regime de “gestão compartilhada”, conforme ressaltou aos presentes o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafu. A OSC é responsável pelo aluguel e manutenção do espaço, bem como pela contratação e pagamento da folha de pessoal, enquanto a Prefeitura se encarrega de fazer a supervisão educacional e de fornecer merenda, material e uniformes escolares, que, de acordo com o secretário, começarão a ser entregues logo após o Carnaval. “Em dois meses, aproximadamente, vamos inaugurar mais uma creche aqui, entre o Amanda 1 e o Amanda 2. Além disso, fizemos cadastro no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal para a construção de mais seis escolas, duas já liberadas: uma no Orestes Ôngaro e outra no Jardim Adelaide”, anunciou Cafu.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, inaugurar escola é sempre uma alegria. “O planejamento é fundamental para a boa gestão pública. A educação é a motopropulsora para tudo. Vamos unificar, trabalhar este sentimento de pertencimento. É para que todos se sintam iguais na escola pública”, afirmou o gestor.

Termo de Colaboração

As quatro novas creches são gerenciadas por meio de um Termo de Colaboração firmado entre o município e a Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira. A OSC foi a vencedora do Chamamento Público 03/2023, destacando-se entre os participantes do processo seletivo, conforme os critérios estabelecidos no Edital 91/2023, publicado no dia 28 de agosto, na edição 1944 do Diário Oficial Eletrônico do Município. Segundo o Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ao todo serão inauguradas oito escolas por meio desta cooperação.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, atualmente Hortolândia tem 30 Escolas Municipais de Educação Infantil, 39 unidades particulares contratadas pelo Programa Bolsa Creche e agora quatro geridas pela OSC. Juntas, elas atendem mais de 10.000 crianças.

Confira as regiões que serão atendidas:

• Orestes Ôngaro – entregue

• Jd. Nossa Senhora de Fátima - entregue

• Vila Real Continuação - entregue

• Jd. Amanda - entregue

• Jd. Amanda (mais 1 unidade)

• Jd. Nova América

• Jd. Alvorada

• Vila América 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login