Seja bem vindo
Sumaré,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

O CYBERBULLYING FERE E PODE GERAR CICATRIZES QUE PERMANCEM A VIDA INTEIRA

O CYBERBULLYING FERE E PODE GERAR CICATRIZES QUE PERMANCEM A VIDA INTEIRA

O cyberbullying é a violência cometida contra umapessoa na internet, em redes sociais ou outra forma digital. É tambémdenominado de bullying cibernético.

A palavra é composta a partir da união dos termoscyber, termo de origem inglesa e que é relacionada à comunicação virtual nosmeios digitais, como as redes sociais, de outro lado o bullying que é a atitudede intimidar ou humilhar uma pessoa. Dessa forma, quem pratica esse tipo deatitude é renomado como cyberbullying.

Cometer cyberbullying significa manipular o espeçovirtual para intimidar, atacar ou humilhar uma pessoa, caluniando, insultandoou hostilizando moralmente.

As afrontas são habitualmente nas redes sociaisporque os provocadores podem produzi-lo de modo obscuro a partir dasdenominadas “contas fake”, disseminando conteúdo agressivo e difamatório.

Normalmente, o cyberbullying é desenvolvido entreadolescentes e está ligado ao contexto escolar, mas também ocorre entreadultos, podendo acontecer no local de trabalho.

Da mesma forma que, ocorre com o bullying, porém cometidofora do espaço virtual, o cyberbullying pode ter drásticos efeitos para osjovens atacados. Geralmente, uma situação inicial de isolamento e tristeza podeprogredir para delicados quadros de depressão, transtorno de ansiedade esíndrome do pânico.    

Se o evento não for percebido e as sequelas nãoforem tratadas, os jovens atacados pelo cyberbullying podem levar consigoaspectos de trauma pelo resto de suas vidas, o que instituí, frequentemente,baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se interagir com osoutros e se firmar no mercado de trabalho em sua vida adulta, além de impassesda procura de libertação nas drogas e no álcool. Em situações mais severas, avítima de cyberbullying pode se suicidar.   

Quais medidas devem ser adotadas para evitar que osjovens sejam vítimas de cyberbullying, visto que a vítima agredida jamais deveser responsabilizada pelo crime. Contudo, as agressões existem, nesse contextoé sempre bom tomar certos cuidados para não ser um acometido.

As principais atenções são: - Não expormuito a sua vida nas redes sociais; - Evitar a exposição de intimidades nainternet; - Quando for atacado por alguém, bloquear essa pessoa; - Não enviarfotos íntimas, contendo nudez parcial ou total, para outras pessoas, mesmo queseja seu/sua parceiro/parceira e que confie nessa pessoa; - Em caso deexposição de fotos íntimas na rede, procurar uma delegacia de polícia pararegistrar imediatamente um boletim de ocorrência; - Em caso de agressões quepossam causar danos morais por injúria, calúnia e difamação, procurar umadelegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência; - Se for vitimadopor alguma agressão, antes de tomar qualquer atitude, converse com seusresponsáveis ou algum adulto de sua confiança que possa te apoiar e teauxiliar; - Pais, mães e responsáveis devem sempre monitorar o que os menoresfazem na internet, a fim de auxiliá-los quando sofrerem agressões ou coibirempossíveis atos agressivos praticados por eles.

Vale ressaltar que cyberbullying não é umproblema apenas para quem sofre, mas de toda a comunidade.

Prof. Osmar Azol Fernandes

 





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login