Seja bem vindo
Sumaré,28/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ulisses Gomes propõe criação da Semana Municipal da Agricultura Familiar


Ulisses Gomes propõe criação da Semana Municipal da Agricultura Familiar

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Sumaré pretende instituir a Semana Municipal da Agricultura Familiar. O PL nº 229/2022 foi proposto pelo vereador Ulisses Gomes (PT) e poderá ser colocado em votação assim que for analisado pelas comissões internas da Câmara. A proposta é que a Semana Municipal da Agricultura Familiar seja realizada anualmente na semana do dia 25 de julho, quando é comemorado o Dia Internacional da Agricultura Familiar.

Entre os objetivos do projeto de lei estão o apoio e o fomento ao desenvolvimento da agricultura familiar no município, bem como suas formas associativas e cooperativas de produção, gestão e comercialização. Na Semana Municipal da Agricultura Familiar também deve haver o incentivo ao aperfeiçoamento de técnicas de produção por meio de cursos, palestras e programas de capacitação. Poderá haver ainda a apresentação e divulgação dos produtos originados da agricultura familiar.

O vereador Ulisses Gomes explica que “a agricultura familiar consiste no cultivo da terra e produção executados por pequenos proprietários rurais, cuja gestão de mão de obra é majoritariamente proveniente do núcleo familiar. A prática contrasta com a agricultura patronal, que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes. Na agricultura familiar, a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda da família. O agricultor dispõe, em geral, de um convívio particular com a terra, seu ambiente de trabalho e sua moradia”.

Conforme propõe o PL, a Semana Municipal da Agricultura Familiar poderá ser organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com outras secretarias, a Câmara Municipal, entidades, sociedade civil e demais órgãos das esferas federal e estadual.

Ulisses Gomes é autor de diversas normas sobre o tema, como a Lei Municipal nº 6.575/2021, que institui o Programa Municipal de Aquisição de alimentos da Agricultura Familiar na modalidade compra e doação simultânea; e a Lei nº 6.604/2021, que Institui o Programa de Assistência Técnica, Desenvolvimento Econômico e Apoio à Pequena Propriedade Rural e estabelece normas de incentivo para manter a família no campo.

De acordo com o vereador, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a agricultura familiar produz mais de 50% dos alimentos da cesta básica brasileira, o que lhe confere "papel estratégico para manter o abastecimento interno e controlar a inflação, gerando impactos no orçamento".





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login