Seja bem vindo
Sumaré,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Alojamento Provisório em Sumaré auxilia população de rua ou desabrigo no enfrentamento à pandemia


Alojamento Provisório em Sumaré auxilia população de rua ou desabrigo no enfrentamento à pandemia

Visando atender adultos e idosos em situação de rua ou desabrigo, auxiliando-os no enfrentamento à pandemia da Covid-19, foi instalado no Município um Alojamento Provisório, com capacidade para 20 vagas, em imóvel alugado no Jardim Alvorada. Instituído em outubro de 2020, o serviço passou a realizar os acolhimentos já em dezembro passado, com recursos do Estado e do Governo Federal. O trabalho é executado em parceria entre a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SMIADS) e a Casa de Acolhimento Resgatar.


De acordo com a SMIADS, atualmente o abrigo está com sete acolhidos (nenhum caso positivo para Covid-19).  No local, os usuários têm acesso ao abrigo, orientações quanto à higiene e autocuidado, refeições balanceadas e ainda podem cumprir o isolamento social caso a contaminação pelo coronavírus já tenha ocorrido.


O ingresso ao alojamento é realizado pelo SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), por meio de solicitação da Rede Socioassistencial ou de munícipes. Para contato telefônico, os números são (19) 3803-4701 ou (19) 98723-0698, as segundas, quintas e sextas-feiras, das 8 às 17 horas. As terças e quintas-feiras, o horário de atendimento é das 10 às 20 horas.


Além da oferta de acolhimento institucional, o acompanhamento técnico no Alojamento Provisório, que é realizado por profissionais de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia, prevê a regularização de documentos pessoais, a promoção de oficinas temáticas, o acesso à Rede de Serviços intersetorial - como Saúde e Assistência Social.


“Um trabalho muito importante que acontece no nosso Município, colaborando com o fortalecimento dos vínculos das pessoas em situação de rua ou desabrigo com seus familiares e a comunidade, além de reduzir a vulnerabilidade social que se agravou durante a pandemia”, disse o prefeito Luiz Dalben.

“O acolhimento institucional, conforme a Política Nacional de Assistência Social, é voluntário. No entanto, mesmo as pessoas que optam por permanecer nas ruas têm sido orientadas quanto aos cuidados durante a pandemia e recebido kits de higiene com máscaras, sabonete e álcool gel, o que tem trazido resultados satisfatórios já que, até o momento, não foi identificado nenhum caso de pessoa em situação de rua no município contaminada pela COVID-19”, explicou a equipe responsável.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login