Sumaré promove palestra de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Ação do Agosto Lilás orientou participantes sobre prevenção, direitos e caminhos para buscar ajuda e acolhimento
Como parte das ações da campanha Agosto Lilás, Sumaré promoveu, no dia 31 de agosto, a palestra “Violência contra a Mulher”, com o objetivo de ampliar a conscientização e o debate sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres.
A atividade foi conduzida pela equipe da Secretaria Municipal da Mulher e da Família, com a proposta de levar informação às participantes, orientar sobre direitos e apresentar os diferentes tipos de violência, além dos caminhos disponíveis para buscar ajuda e acolhimento.
Com a mensagem “Sua voz tem força. Você não está sozinha!”, a iniciativa reforçou a importância de romper o silêncio diante de situações de violência e procurar apoio na rede de proteção.
A palestra contou com a participação da Secretaria Municipal da Saúde, Prefeitura de Sumaré, Instituto São Lucas e UPA 24h, sendo organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da UPA Matão.
Durante o encontro, a iniciativa também destacou a importância da atuação integrada entre os diferentes setores para fortalecer o atendimento e a proteção às mulheres em situação de violência.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é um período de mobilização e conscientização voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A campanha busca ampliar o acesso à informação, fortalecer as políticas públicas e incentivar a sociedade a participar da construção de uma rede de proteção mais efetiva.


COMENTÁRIOS