Seja bem vindo
Sumaré,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sumaré recebe projeto cultural “Cine Eco”


Sumaré recebe projeto cultural “Cine Eco”

Questões ligadas à sustentabilidade, energia e meio ambiente estão em cena no projeto cultural “Cine Eco”, que acontece na cidade de Sumaré, com patrocínio da Sotreq S/A, dos Supermercados Covabra, APOIO Logística e KWANGJIN - Industria de Auto Peças LTDA. A realização é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Eco Ambiental e Social através da Lei federal de incentivo à cultura.

O projeto itinerante inclui oficinas de curtas-metragens, sessões de cinema, atividades teatrais e workshops, sempre com abordagem lúdica e direcionada para crianças e adolescentes.

O “Cine Eco” já passou por Sumaré em maio e volta numa segunda edição agora em junho para atingir um público ainda maior. Ao todo, o projeto contemplará quase 4 mil alunos da rede pública da cidade.

Nos dias 6, 7 e 8 de junho, foram realizadas edições da oficina de introdução básica de cinema para jovens assistidos do Instituto Avivar do 3º Setor. Eles aprenderam conceitos de produção, filmagem e roteiro, cujo resultado é a produção de quatro curta-metragem sobre diferentes temáticas apresentadas. 

Na primeira edição do projeto, realizada em maio em Sumaré, alunos da E.E. Antônio Valle Sobrinho, do Jardim Campo Belo, já vivenciaram essa experiência de serem roteiristas e cineastas mirins durante a oficina de cinema.

Já nos dias 13, 14 e 15 de junho, o projeto se amplia e as demais atividades programadas (sessões de cinema, interações teatrais e workshops sobre uso da água e energia, reciclagem e segurança no trânsito) passam a acontecer debaixo de uma estrutura gigante de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação do público, e mais: com direito a pipoca!

Ao final de cada sessão, as crianças levarão para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens. Em maio, alunos da E. E. Antônio Valle Sobrinho, no Jardim Campo Belo, e da E. E. Maria Rosa Carolino dos Santos, no Parque Silva Azevedo, participaram das sessões e se encantaram com a estrutura do cinema itinerante e com as apresentações culturais do projeto.

O “Cine Eco” conta ainda com o apoio da Secretaria de Educação de Sumaré e da Prefeitura Municipal de Sumaré.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login