Seja bem vindo
Sumaré,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dezembro Verde, Diga Não ao Abandono de Animais


Dezembro Verde, Diga Não ao Abandono de Animais

A Campanha Dezembro Verde surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abandono e aos maus-tratos contra os animais. As ações buscam promover a importância dos animais de estimação e da guarda responsável, principalmente no mês marcado por ser um período de viagens e festividades, o que aumenta a prática desse crime. O mês também se destaca por ter o Dia Internacional dos Direitos Animais.


Hoje, cães e gatos são considerados membros da família e muitos levam uma vida tranquila, mas para outros a realidade não é igual. Grande parte da população desses animais passa a vida ou boa parte dela na rua, sofrendo maus-tratos diariamente.


O Brasil não possui uma estatística verdadeira sobre o número de animais de estimação abandonados, entretanto, sabe-se que a quantidade de cães e gatos em situação de rua ou em abrigos é maior que a velocidade com que ocorrem as adoções.


A razão de muitos abandonos ocorrerem frequentemente pela falta de política de controle populacional, compra ou adoção por impulso, doenças e problemas com a adaptação/comportamento inadequado, mudança de moradia dos tutores, chegada de filhos/idosos na residência, medo de adquirir alguma zoonose e mudança de condição financeira da família.


Mas é importante ressaltar que os animais são seres sencientes, ou seja, podem sentir emoções positivas, como carinho e afeto, e emoções negativas, como dor e sofrimento. 


Algumas atitudes chamadas de guarda responsável visam ao bem-estar dos animais, o ato de abandonar um animal de estimação, independentemente do motivo, é considerado crime de maus-tratos e se enquadra na recentemente aprovada Lei nº 14.064/2020.


O abandono de um animal causa impactos à saúde pública, já que são comprovados o aumento da ocorrência de zoonoses, de acidentes de trânsito envolvendo cães e gatos e de ataques como mordidas e arranhaduras, contra animais e pessoas.


Por isso é importante lembrar, não abandone o seu companheiro, mesmo que ele já esteja bem velhinho, não os deixem sozinhos, pois não sei se vocês sabem, mas nós temos uma vida toda para ter bichinhos de estimação, mas para eles nós somos a vida inteira deles, a pessoa que eles mais amam e tentam proteger. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login