Prefeito Henrique do Paraíso se reúne com comerciantes para discutir ações de acolhimento e segurança na região central de Sumaré
Medidas de acolhimento e reforço da segurança foram definidos a partir do encontro

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, se reuniu nesta quarta-feira (7) com representantes dos comerciantes da região central da cidade para tratar sobre a presença de pessoas em situação de vulnerabilidade social e a segurança no comércio local. O encontro contou com a participação do vice-prefeito André da Farmácia; da secretária de Assistência Social, Noemi Stein Sciascio; do comandante da Polícia Municipal, Jeverson Eclair; do vereador Wellington da Farmácia; e do chefe de Gabinete, João Cleto.
Durante a reunião, foram definidas ações conjuntas para acolher a população em situação de rua, com atendimento humanizado, e garantir a tranquilidade de comerciantes e consumidores. Entre as medidas, estão a intensificação do patrulhamento da Polícia Municipal, especialmente em pontos estratégicos do centro, e a ampliação das ações da Secretaria de Assistência Social, com abordagens sociais para acolhimento, encaminhamento e reinserção dessa população em programas de apoio e serviços públicos.
Outro destaque é o Programa Smart Sumaré, cujo objetivo é transformar a segurança pública da cidade com o uso de tecnologia de ponta. A região central e os prédios públicos contarão com reconhecimento facial, alarme sonoro e patrulhamento inteligente, o que permite resposta rápida a ocorrências e maior controle da circulação nos espaços monitorados.
“O nosso objetivo é cuidar das pessoas com respeito e dignidade, ao mesmo tempo em que fortalecemos a segurança para que comerciantes e a população possam circular com tranquilidade”, destacou o prefeito Henrique do Paraíso.
O vice-prefeito André da Farmácia ressaltou o papel da tecnologia. “Estamos investindo em ferramentas modernas para garantir mais eficiência nas ações de segurança”, disse.
Já a secretária Noemi Stein Sciascio reforçou a importância do trabalho social. “Nosso foco é atender com sensibilidade quem mais precisa. A população em situação de rua será abordada por equipes capacitadas, com o objetivo de oferecer acolhimento, escuta e encaminhamento para os serviços adequados. A dignidade humana está no centro das nossas ações”, afirmou.
COMENTÁRIOS