Respeitar As Normas Do Trânsito É Sinal De Cidadania, A Rapidez Pode Valer Uma Vida, Cuidados Constantes!

“O trânsito é um espaço coerente, que pressupõe calma, igualdade e empatia, diante de uma sociedade incoerente, desigual, individualista, que preza pela velocidade” (Rodrigo Vargas).
A solidariedade e a cortesia no trânsito são relevantes para um ambiente mais seguro, coerente e eficaz. A solidariedade, ao permitir que os motoristas entendam os contratempos e limitações dos outros, diminui divergências e estresse. A cortesia, por sua vez, colaborar para a naturalidade da movimentação e a precaução de acidentes, através de acenos simples como ceder passagem ou sinalizar com antecedência.
No trânsito ao se colocar no lugar do outro, os motoristas tendem a afastar comportamentos agressivos e a intensificar formas amigaveis para a eventualidades. A solidadriedade proporciona um contexto de respeito e cooperação entre os condutores das estradas, viabilizando um tráfego mais cordial. Enquanto está ligado às carências e problemas dos outros, os motorista são capazes de tomar atitudes mais coerente e afastar circunstâncias de perigo.
“Eu não sou o meu carro. Eu sou quem dirige esse amontoado de lata e fios e o modo como eu vou dirigir a minha vida e o meu carro é que vai determinar como valorizo as pessoas e a vida. Eu são sou o meu carro” (Márcia Pontes).
Acenos de gentileza, como ceder a passagam, impedem congestioanmentos e favorecem o fluxo de veículos. Quando se esta concentrado às situações difíceis dos outros, os motoristas conseguem reagir de modo mais rápido e eficiente em momento de perigo. A gentileza coopera para a estruturação de um trânsito mais educado e seguro para todos.
“Com o aumento de bicicletas nas ruas de uma cidade, a evolução para um trânsito mais humano e seguro e com Paz, é inevitável” (Daniel de Araujo Costa).
No trânsito, cada postura faz distinção. Em ruas e avenidas cada vez mais engarrafadas, pequenos gestos de respeito e gentileza intensificam a segurança e propoecionam uma convivência mais agradável entre condutores, pedestres e ciclistas. Ao assumir uma conduta mais solidária, o trânsito também se torna mais eficaz.
“Educação para o trânsito é a chave para construirmos uma sociedade mais segura e responsável, onde cada indivíduo compreende a importância do respeito às normas, pedestres e colegas motoristas, contribuindo para um tráfego mais harmônico e consciente" (Jorge Monson).
O “Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante”. Homenageado em 5 de maio, é uma data relevante e aplicada a atentar e concientizar condutores e pedestres sobre os cuidados fundamentais para evitar acidentes.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, a data em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito nos lembra de como é necessário cultivarmos a gentileza e a sensibilização para prevenir novas perdas e tornar as ruas mais seguras para todos.
“Sensibilizar e alertar a sociedade sobre a necessidade de um trânsito seguro e cortês, prevenindo acidentes e protegendo vidas, reforçar a importância do respeito às leis de trânsito, dos cuidados ao volante e da empatia por todos os usuários das via” (Autor desconhecido).
.
Prof. Osmar Azol Fernandes
COMENTÁRIOS