Seja bem vindo
Sumaré,28/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mesmo com boa procura no ‘Dia D’, vacinação de crianças segue abaixo da meta

Saúde da PMNO passa a vacinar também crianças de 3 e 4 anos de grupos de risco contra a Covid-19


Mesmo com boa procura no ‘Dia D’, vacinação de crianças segue abaixo da meta

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, fez questão de agradecer e cumprimentar pessoalmente a equipe da Saúde de Nova Odessa e também os pais que levaram seus filhos de 1 a 15 anos incompletos para vacinar no último sábado (21/08) à tarde na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Jorge, que teve uma boa procura no “Dia D” da Campanha de Multivacinação (para todas as vacinas do calendário) e Contra a Pólio, doença mais conhecida como paralisia infantil.

E todos foram unânimes no “recado” àqueles que ainda não imunizaram suas crianças e adolescentes: vacinas salvam vidas e é preciso aderir à campanha parar aumentar a cobertura vacinal na cidade – assim como em todo o Brasil.

“O importante é os pais e responsáveis atualizarem a carteirinha de vacinação das nossas crianças. Então fazemos esse apelo para que as pessoas tragam seus filhos para vacinar, não custa nada e protege a vida e a saúde deles para toda a vida. Só com a prevenção através da vacina conseguimos imunizar as crianças contra várias doenças”, afirmou o prefeito Leitinho.

“Conseguimos colocar em dia muitas carteiras de vacinação que estavam com vacinas atrasadas. A vacinação é essencial para a sociedade como um todo, fazendo com que epidemias e pandemias sejam prevenidas. Portanto, se vacinar é uma questão de cidadania, amor e cuidado”, comentou a coordenadora da Rede Básica, Mônica Monteiro.

Segundo a coordenadora da ação de sábado na UBS 2, Gislaine Rodrigues Machado, o dia “teve um bom movimento”. “O pessoal está vindo, os pais estão trazendo suas crianças para a atualização da caderneta vacinal. A campanha segue até o dia 09, então quem não veio hoje pode vir durante a semana”, disse.

“Hoje até superou nossas expectativas, mas a campanha por enquanto ainda está um pouco devagar. Muitas doenças estão voltando devido à baixa cobertura vacinal, então precisamos retomar essa prática na população para contermos isso. Mães e pais: vamos vacinar as crianças e os adolescentes”, acrescentou a vacinadora da Unidade, Lucimara Lelis Rocha.

O objetivo da campanha e do “Dia D” é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos, e visa atualizar as cadernetas de vacinação.

A campanha nacional de multivacinação prossegue até o dia 09 de setembro em Nova Odessa – e em todo o país. Em Nova Odessa, o atendimento diário acontece nas UBSs 1 (Centro), 2 (São Jorge), 4 (São Francisco), 5 (Alvorada) e 7 (Nossa Senhora de Fátima), sempre das 7h30 às 15h30 (veja tabela). A vacinação é gratuita, obrigatória e ajuda a salvar vidas. A campanha prossegue até setembro.

COVID PARA 3 A 4 ANOS

A Vigilância Epidemiológica e a Rede Básica de Saúde reforçam ainda que as UBSs de Nova Odessa também passaram, no sábado, a vacinar crianças de 3 a 4 anos com comorbidades contra a Covid-19. Neste caso, podem ser vacinadas crianças dessa faixa etária com comorbidades ou deficiências, além de indígenas ou quilombolas. Os pais devem apresentar uma carta do médico ou uma receita que comprove a comorbidade.

Para essa imunização será utilizada a vacina CoronaVac/Sinovac/Butantan, a única aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser aplicada nessa faixa etária. A vacina é perfeitamente segura para todas as faixas etárias que possuem indicação, inclusive crianças, e protege contra casos graves e fatais do coronavírus.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login