Secult marca presença no Podcast Pense e Fala e apresenta luta diária pela Cultura
Conversa franca e inspiradora sobre os desafios da gestão cultural e os resultados da aplicação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no município pode ser conferida no Canal do Podcast no Youtube
A Secretaria de Cultura e Turismo de Sumaré (Secult) marcou presença no episódio de encerramento do ciclo PNAB do Podcast Pense e Fala, em uma conversa franca e inspiradora sobre os desafios da gestão cultural e os resultados da aplicação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no município.
A Secretária de Cultura, Cecília Teixeira, e a Tatiane Rezende, da área de projetos da Secult, foram as convidadas e falaram sobre a jornada da gestão, que começou com grandes obstáculos:
“No início foi como trocar o pneu do carro andando, mas hoje podemos provar que quando o trabalho é feito com compromisso, diálogo e amor pela arte, os resultados aparecem”, afirmou a Secretária de Cultura de Sumaré.
O trabalho inicial focou em resgatar a confiança. A Secult fez do diálogo e das portas abertas a sua principal bússola, atendendo e ouvindo o setor cultural para identificar as reais demandas. Essa postura técnica e humanizada foi fundamental para a continuidade e conclusão da PNAB, que injetou recursos federais inéditos e essenciais na economia criativa da cidade.
O empenho da equipe em destrinchar a lei e oferecer suporte aos artistas fez com que Sumaré não apenas acessasse, mas executasse a lei com sucesso, sendo amplamente elogiada pela comunidade. A PNAB se consolidou como um propulsor de oportunidades, finalmente levando apoio financeiro a artistas que, por anos, sentiram a falta de incentivo.
O Apelo Urgente: A Responsabilidade Coletiva
Apesar da celebração, a conversa trouxe um alerta crucial. As representantes da Secult lembraram os artistas contemplados do prazo final para a prestação de contas: 30 de outubro.
"A prestação de contas correta é um ato de responsabilidade que transcende o projeto individual," alertou Tatiane. "É o passo crucial para garantir que Sumaré continue elegível e receba mais recursos federais para a cultura nos próximos anos."
Construindo o Futuro: A Importância do Mapeamento
Olhando para frente, a Secult reforçou o esforço para mapear e valorizar a vasta diversidade cultural de Sumaré. O convite para que todos os artistas se cadastrem no Mapa Cultural da Cidade é urgente:
"Se você é artista, se cadastre! O Mapa Cultural é nossa ferramenta para dar visibilidade, criar oportunidades e garantir que a Secult enxergue todos os talentos na hora de realizar eventos e criar políticas públicas," finalizou a Secretária.
A íntegra da entrevista, que detalha a trajetória e os planos do município para a cultura, está disponível no canal do podcast.
Acesse a entrevista completa no YouTube:https://www.youtube.com/live/vbwYD7-uozE




COMENTÁRIOS