Secult marca presença no 3º Fórum Turismo na Escola em Jundiaí
A capacitação dos nossos educadores, aliada ao mapeamento dos nossos artistas e a escuta ativa das comunidades, é o caminho para desenvolver projetos que gerem renda, preservem o meio ambiente e fortaleçam o orgulho de ser sumareense
A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) marcou presença no 3º Fórum Turismo na Escola, realizado em Jundiaí nesta quinta-feira (23/10), com o objetivo de buscar novas abordagens para o desenvolvimento cultural e turístico da cidade. O evento, promovido pelo Programa Senac Turismo na Escola e Turismo Paulista (Aprecesp), focou na integração do turismo local com o currículo escolar.
O principal objetivo do 3º Fórum foi abordar a oportunidade em capacitar professores e educadores das redes pública e privada de ensino fundamental para integrar a educação e o turismo local. A proposta visa a compreensão da relação entre o currículo formal (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) e o turismo local. A meta final é a construção de vivências e projetos que gerem identidade, valorização cultural e desenvolvimento sustentável nos municípios turísticos.
Destaques da Programação: Turismo Regenerativo e de Base Comunitária
O evento contou com a participação do Prof. Fábio Ortolano, Doutor em Psicologia Social pela USP e Educador Social pelo SENAC São Paulo. Ele abordou o tema "Turismo Regenerativo e de Base Comunitária: singularidades e intersecções".
As palestras trouxeram conceitos importantes como:
- Turismo Regenerativo: É uma abordagem que busca ativamente melhorar a sociedade e o ambiente, restaurando ecossistemas, fortalecendo culturas locais e promovendo benefícios para comunidades e turistas. Suas características principais incluem ir além da sustentabilidade, buscando revitalizar sistemas naturais e sociais e promover a transformação mútua do destino e do viajante, criando conexão e consciência.
- Turismo de Base Comunitária (TBC): É um modelo de turismo protagonizado pelos próprios moradores de um território. Nele, os moradores articulam atividades, operações e empreendimentos, sendo os protagonistas do serviço e da experiência na comunidade anfitriã.
- Tendências: A Revista Tendências no Turismo (Embratur/MTUR, 2025) destaca a imersão em destinos que oferecem vivências culturais e conexão com comunidades locais, atraindo viajantes interessados na perspectiva dos habitantes. O setor busca experiências alternativas, associadas a valores como conexão com a natureza, slow travel e bem-estar.
Outra participação de destaque foi a da Cacica Jaqueline Haywã Pataxó Hã Hã Hãe Kariri Sapuyá, que atua como professora e escritora. Ela compartilhou sua trajetória, que une educação, literatura e valorização da cultura indígena, buscando inspirar alunos e leitores a conhecer, respeitar e celebrar histórias e tradições ancestrais.
Em consonância com o que foi debatido no Fórum, a Secretária de Cultura e Turismo de Sumaré, Cecília Teixeira, vê na articulação entre educação e turismo a chave para a valorização do patrimônio local e a criação de novas oportunidades para o município.
“Nossa participação no 3º Fórum Turismo na Escola tem um propósito claro: trazer para Sumaré as melhores práticas em desenvolvimento turístico. Compreendemos que temos diversas vertentes a serem trabalhadas e a escola é também um ponto importante para essa transformação. Integrar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o conhecimento da nossa história e dos nossos atrativos é fundamental para que as próximas gerações se tornem protagonistas da identidade cultural de Sumaré. A capacitação dos nossos educadores, aliada ao mapeamento dos nossos artistas e a escuta ativa das comunidades, é o caminho para desenvolver projetos que gerem renda, preservem o meio ambiente e fortaleçam o orgulho de ser sumareense. Estamos empenhados em criar vivências turísticas que entreguem mais do que consomem, restaurando e valorizando o que há de único em nosso território."




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