Cada Pessoa Com Autismo É Única E Todas Podem Aprender

Oautismo é um transtorno de desenvolvimento neurológico que compromete ashabilidades de comunicação e interação social e geralmente manifesta até os (03)tres anos de vida de acordo com o Manualde Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais – (DSM) - 5ª edição, EditoraArtes Médicas, lançado em maio de 2013, trouxe alterações importantes, entreelas novos diagnósticos e mudanças de nomes de doenças e condições já existentes.
Nessapublicação, o autismo, assim com a Síndrome de Asperger, foi inserido a um novotermo médico e incorporado, denominado de Transtorno do Espectro do Autismo(TEA). Com essa nova definição, a Síndrome de Asperger passa a ser considerada,portanto, uma forma mais branda de autismo. Dessa maneira, o autismo deixou deter diagnósticos separados em graus de comprometimento e o diagnóstico ficoumais completo.
Aprincipal mudança na nomenclatura do autismo, com a adoção da CID-11(Classificação Internacional de Doenças, 11ª edição), é a unificação dediversos transtornos anteriormente classificados separadamente sob o termoTranstorno do Espectro Autista (TEA). Isso significa que condições como autismoinfantil, autismo atípico e síndrome de Asperger, entre outras, agora sãoconsideradas manifestações dentro de um único espectro, com diferentes níveisde suporte. Ou seja, o que muda na prática é a unificação com a CID-11 não usamais termos como "autismo infantil" ou "síndrome deAsperger", englobando todos esses casos dentro do TEA.
“O autismo não se cura, se compreende, autismo é umespectro, não existem dois autistas iguais” (Autor desconhecido).
OTEA é classificado em níveis de suporte (1, 2 e 3), indicando a intensidade dascaracterísticas e o nível de dependência da pessoa, em vez de subcategoriasdistintas. Na CID-11, o TEA é codificado sob o código 6A02, na seção detranstornos do neurodesenvolvimento. A nova classificação permite umdiagnóstico mais preciso, auxiliando no planejamento de intervenções e nacoleta de dados sobre o autismo, a CID-11 trazuma visão mais abrangente e integrada do autismo, enfatizando a importância dosníveis de suporte e da funcionalidade para entender as necessidades de cadaindivíduo dentro do espectro.
OTranstorno do Espectro Autista é definido pela presença de déficitspersistentes na comunicação social e na interação social em múltiploscontextos, atualmente ou por histórias prévia, de acordo com o manual.
Ressaltandoque o Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno doneurodesenvolvimento, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista"- TEA. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades deaprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo.
No entanto,vale frisar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveisdiferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas semnenhum tipo de atraso mental.
Em18 (dezoito) de junho, comemora o “Dia Mundial do Orgulho Austista”, uma data dedicada à conscientização e celebração daneurodiversidade no espectro autista. Essa data busca promover a inclusão, orespeito e a compreensão das características únicas das pessoas autistas,combatendo preconceitos e estereótipos. O autismo é um transtorno que afetacerca de 70 milhões de pessoas em todo o planeta.
A data foiinstituído pela organização americana Aspies for Freedom, em 2005, com afinalidade de celebrar a neurodiversidade e combater o estigma em torno doautismo, de acordo com o Instituto Modo Parités, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.
“Pratique aempatia, fique ao lado de um autista e aprenda mais com o que ele tem acompartilhar” (Denise Campos).
Prof.Osmar Azol Fernandes
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